TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)

Por:   •  1/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Licenciatura em Letras - Português

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Aluno: Vitor Gomes de Oliveira Souza

RA: 1807349

POLO

PIRAPORA-MG

2018

SUMÁRIO 

1.        LOCALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO OBSERVADA                               3

2.        AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES                                       3

3.        AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES                              4

4.         CONCLUSÃO                                                                             5

                        


1. LOCALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO OBSERVADA

A aérea estudada se encontra na BR 365, KM 160, zona rural em Pirapora-MG, na região próxima ao posto de combustível MGM, esta instituição denominada APAC (Assistência de Proteção aos Condenados), possui vários locais para recreação e atividades culturais a serem relatadas. Esta instituição e um presídio, onde de forma humana e digna, presos se reintegra socialmente resgatando seus valores humanos e profissionais, dando continuidade em seus estudos, se educando formalmente cada vez mais na sua volta a integração na sociedade como pessoas de bem.

2. AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES

        É um ambiente em que um indivíduo está sujeito a oportunidades de aprendizagem e o professor tem um papel fundamental. Consistem numa intituição reconhecida pelo MEC que tem o encargo de educar seguindo programas e planos diferenciados para varias idades. Para esse trabalho foi observado os seguintes ambientes escolares dentro da instituição APAC:

  • EEPHP – Escola Estadual Professora Heloísa Passos, escola de ensino fundamental e médio, organizada pela secretaria de educação, que visa atender jovens e adultos, em período parcial manhã, tarde e noite, exigindo um ambiente mais controlado, com diretores mais atuantes, rígidos e com mais regras. Servem merenda nos intervalos, possui pátio, biblioteca e laboratório de informática. Visando dispor uma vasta gama de educação e ensino para os demais, tendo também a participação do EJA implantado, facilitando para aqueles que não completaram ou abandonarão a educação formal. Onde a instituição APAC, com as demais autoridades cabíveis, implantou-se a escola na instituição, dispondo do período matutino para realização das aulas, além disso, dispôs para a escola na instituição uma ótima estrutura de salas de aula e locais para demais recreações, promovendo a educação para os recuperandos que se encontram (PVL – Privados de Liberdade).

Endereço da escola fora da instituição:

Rua: Ouro Preto, nº 212

Bairro: Santo Antônio – Pirapora-MG         

  • UNIP – Universidade Paulista Campos Pirapora – MG, instituição privada da etapa de Ensino Superior, que atua na modalidade EAD, que promove graduações para pessoas que decidem se ingressar nas carreiras superiores, sendo titularizadas como Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo. Além disso, também propõe, pós-graduações nas áreas formadas como (Stricto Sensu) e (Lato Sensu). A instituição APAC, buscou com as autoridades cabíveis a disponibilidade de implantar a Faculdade UNIP, dentro da intituição promovendo para os recuperandos formados a continuidade nos estudos propondo um nível superior para que os demais possam se melhor qualificar profissionalmente, tendo hoje instalada a UNIP na instituição com uma sala para fins de estudos, com maquinas computacionais de alta performance, viabilizando o estudo para os demais de forma ágil e com qualidade no ensino, hoje se encontram 10 recuperandos cursando alguns cursos superiores na finalidade de se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho, sendo 3 Bacharelado, 7 Tecnólogo, 1 Licenciatura, sendo que um recuperando cursa dois cursos sendo Bacharelado e Tecnólogo.

Endereço da Faculdade UNIP fora da instituição:

Rua: Avenida América, nº 103 A

Bairro: Centro - Pirapora-MG    

3. AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES

Ambientes não escolares podem ser compostos por bibliotecas, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de rádio e TV, ambientes ao ar livre tais como parques e praças. Para esse trabalho foi observado os seguintes ambientes escolares dentro da instituição APAC:

  • Quadra de Esportes da Instituição – ampla área de esportes, possui 2 quadras, uma para pratica de futsal e outra para pratica de vôlei e peteca, onde são realizados aqui na instituição campeonatos entre os recuperandos praticas de esportes aeróbicos 2 vezes na semana, a quadra também disponível para realização das atividades escolares em sentido de educação física e fins de lazer e outras atividades.

  • Academia ao Ar Livre – espaço específico para que os recuperandos possam praticar suas atividades físicas. Possuem equipamentos seguros e resistentes, especialmente desenvolvidos para malhação, podendo ser usado por qualquer recuperando, equipamentos esses que são: barra, halteres, supino, e dentre outros equipamentos podendo trabalhar diversos músculos como costa, peito, braço, perna, trapézio, tríceps, panturrilha etc.

4. CONCLUSÃO

O trabalho foi desenvolvido com observação no perímetro local da APAC, onde nesse CRS (Centro de Reintegração Social) existem alguns ambientes escolares e não escolares dentro da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com