TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

LICIENCIATURA EM GEOGRAFIA- UNIP

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Aluno(s):

LAYLLIANNE NATHIELLE DE MOURA       RA: 1721893

        

JACIARA/MT

2017

  • Ponto de Partida: Escola Estadual Senador Filinto Muller

Localizada no Bairro de Irenópolis, na rua 7 de Setembro s/nº, CEP: 78810000, no município de Juscimeira, no estado de Mato Grosso.

  • Ambientes Escolares:

Escola Estadual Senador Filinto Muller: Localizada no distrito de Irenópolis, é uma escola do campo de pequeno porte, com cerca de 130 alunos matriculados, funcionando nos três turnos: Matutino, vespertino e noturno, que recebe alunos desde a alfabetização ao ensino médio completo e a EJA. Possui salas anexas no assentamento Geraldo Pereira, Ensino Médio período Noturno, a 26 km da escola sede.

Esta equipada com 4 salas de aula; uma biblioteca; um laboratório de informática, mas que não funciona por falta de computadores; uma secretária; uma sala dos professores; uma cozinha onde é feito as merendas dos alunos, um refeitório; quadro banheiros , sendo 2 para pessoas com necessidades especiais; uma quadra desestruturada coberta, onde os alunos aprendem vários modalidades de esportes, como basquete, hand bool, futsal e vôlei, há também uma quadra de areia. Possui também uma horta com poucos canteiros utilizados.

Além disso, a escola é bastante arborizada com diversas variedades de árvores e plantas como: mangueira, alecrim, pingo - de - ouro, rosas, entre outras. No pátio da escola há vários canteiros onde ficam essas plantas. Portanto isso proporciona a morada de diferentes aves em seu ambiente podendo ser observada pelos alunos, analisando os tipos de pássaros ou outros animais que podem se alimentar dos frutos das árvores da escola.

A creche que fica a 150 metros da escola, localiza-se na Rua Poxoréo s/nº, Centro Educacional Infantil Enedina Martins Barbosa, com aproximadamente 21 alunos, entre 3 a 6 anos de idade. Atende as fases iniciais pré-escola, possuem duas salas, um banheiro, uma sala de brinquedos onde as crianças brincam, uma cozinha, refeitório.

  • Ambientes não escolares:

Entorno da escola tem as casas dos moradores, diferentes tipos de árvores, quatro igrejas, um campo de futebol, quatro bares, uma mercearia, uma academia pública. Nos finais de semanas tem jogo no campo com a população local das diferentes idades, desde as crianças até os adultos, pois é a única coisa que há de diversão na comunidade.

Irenópolis é um Distrito pequeno em média de 300 habitantes, há 8 km do município de Juscimeira, estrada sem asfaltar, muita poeira, arvores em volta de praticamente em toda a direção. Há sítios próximos a escola, onde se podem ver animais como vaca, cavalos, carneiros, aves, insetos, lagoas, entre outros.

 Não há muita opção de Trabalho, a não ser na escola ou fazendas próximas, sendo assim diversos moradores tem que sair para outras cidades em busca de serviços. Por ser uma cidade pequena, é considerada escola do campo por atender alunos da das diferentes regiões envolta, como sítio, chácaras e fazendas distantes da escola.

  • Anexos:

[pic 1][pic 2]

                Entrada da Escola        

[pic 3][pic 4]

Pátio da escola

[pic 5][pic 6]

Banheiros da escola                                             Corredor da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (679.8 Kb)   docx (553.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com