TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Robson Sanches Alexandre RA: 1655312

ALPHAVILLE

2016

Dentre as regiões oferecidas como análise, foi determinado como ponto de referência o bairro São Luiz, localizado em Cajamar - SP.

Por se tratar de uma região mais afastada de grandes centros, não há uma grande diversidade de ambientes educativos a serem mencionados, porém, entre as opções disponíveis podemos encontrar conteúdo satisfatório para atividade de observação. Todos os locais apontados estão localizados no município de Cajamar, cidade pertencente à região metropolitana de São Paulo.

1) Ambientes educativos escolares:

Inicialmente, listando as escolas públicas disponíveis, temos próximo geograficamente duas unidades que tem como objetivo o mesmo público alvo:

EMEB República do Panamá

Localizada na Rua Eng.º Sérgio Shigeru Harada, 96 – Esplanada. Esta unidade de ensino da prefeitura oferece vagas para o Ensino Fundamental. Visualmente possui uma estrutura bem cuidada, oferecendo, dentre outros ambientes, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Um fator que ao ser observado, nos chama a atenção é a falta do uso de uniforme escolar, não podemos citá-lo como fator determinante, mas sem aprofundamento na questão pode ser indício do baixo poder aquisitivo das famílias oriundas pertencentes a esta instituição.

EMEB Jardim São Luiz

Localizada na Rua Belmiro de Campos Cortez, 99 – Polvilho. Esta unidade de ensino da prefeitura oferece vagas ao mesmo público alvo da citada anteriormente, o que traz certa curiosidade, pois, ainda que analisando sem conhecimento da densidade demográfica da região, entende-se que apenas uma escola atenderia a demanda, mesmo porque há regiões como esta que não possuem nenhuma escola com proximidade adequada ao conforto de alunos/pais. Oferece uma estrutura semelhante, com laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesta unidade também não há uso de uniforme escolar.

Como opção ao ensino público, temos uma escola privada peculiar, que por trás de sua existência há uma filosofia de atendimento social e não apenas visando o lucro:

SESI - Serviço Social da Indústria

Localizada na Rua das Camelias, 75 - Portal dos Ipes II, instituição esta que contempla a Fundação FIESP - reconhecida pelo ensino presente em muitos dos municípios do estado de São Paulo. Oferece ensino fundamental I e II, Ensino Médio, e, apesar de oferecer somente 12 salas de aula, tem como diferencial além do laboratório (podemos dizer padrão) de informática, um laboratório de ciência e tecnologia, de química e biologia, física, além de sala multidisciplinar. Mesmo com tamanha estrutura e com oferta de salários aos professores acima de qualquer sistema público (e de muitos privados),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com