TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS INTEGRADAS DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA: PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO

Por:   •  9/7/2018  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA,[pic 1]

CAMPUS PAULO FREIRE.

BACHARELADO INTERDICIPLINAR EM SAÚDE

PRÁTICAS INTEGRADAS DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA: PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO

Docente: Marcus Vinicius Campos

Discentes: Beatriz Silva Argolo Moreira

Camila Assis Guedes

Gabriella Oliveira Salles

Thiago Rodrigues Lisboa

Vitor Ferraz Matos

Wilcler Hott Vieira

BENEFÍCIOS DAS HORTALIÇAS PARA A SAÚDE E OFICINAS COM GARRAFAS PET

Aos vinte oito dias do mês de março de dois mil e dezoito, ocorreu na Unidade Básica de Saúde do bairro Liberdade II uma atividade voltada a comunidade local. A oficina contou com a participação dos agentes comunitários de saúde e pessoas de todas as faixas etárias do Liberdade II. Assim iniciamos a atividade tratando sobre os benefícios de hortaliças de fácil acesso e economicamente viáveis, sendo elas, alface, couve, pimentão, tomate, cebolinha, salsinha, jiló, cenoura, capim-santo, hortelã, erva-cidreira, erva-doce e camomila. Além disso, essas hortaliças possuem nutrientes importantes para fortalecimento do sistema imunológico, com ação anti-inflamatória, cicatrizante e desintoxicante. Também, muitas contém propriedades diuréticas e fontes de minerais essenciais para formação e manutenção óssea. Ademais, contam com vitaminas necessárias para o bom desenvolvimento do organismo e que proporcionam a promoção do bem-estar físico e psíquico.  

Posteriormente para que a comunidade mantivesse esse acesso com as hortaliças apresentadas foi realizado uma oficina de cultivo orgânico em garrafas PET. Para a realização, foram coletadas em média 60 garrafas PET, 5 quilos de terra, 5 quilos de composto orgânico, 2 quilos de britas e diversas mudas. Iniciamos a oficina convidando os participantes a cortarem as garrafas da forma a se tornarem possíveis vasos para plantio. Após o corte, ressaltamos a importância de se fazer furos no fundo do PET e da colocação das britas para que ocorra a drenagem do excesso de água da irrigação, afim de evitar o apodrecimento das raízes. No passo seguinte foi colocado a terra e o composto para em seguida inserir a muda no recipiente.

Dando continuidade a oficina, fizemos a demonstração de como confeccionar uma composteira orgânica, também em garrafa PET. Assim como na atividade anterior, o PET foi cortado ao meio para que sob sua base fosse adicionado, terra, areia e restos alimentares crus. Foi ressaltado a importância de não se colocar alimentos cozidos, pois quando adicionados podem resultar na proliferação de insetos, também para a proteção contra mosquitos, moscas e agentes externos foi utilizada um pano ou meia fina para vedar o recipiente.

Nesse contexto percebemos o envolvimento efetivo dos participantes da comunidade ao longo das oficinas, visto que houve retornos positivo através de relatos e trocas de saberes da população, dos estudantes e da equipe de saúde. Ao final os envolvidos levaram consigo os produtos finais das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com