TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Monografias: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

A MÚSICA COMO FORMA DE LINGUAGEM

A música é uma linguagem não verbal, através de signos que são decodificados, assim como as outras formas de linguagem. São combinações e sucessões de sons, diversamente articulados. É uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Dentro das artes, a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.

Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons.

A música é uma linguagem que traduz formas sonoras, capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre som e silêncio. Ela está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações e faz parte da educação dos povos há muito tempo, sendo que na Grécia Antiga, já era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.

A cultura negra teve influência como um todo. Na qual os negros se destacaram principalmente na música, dança, comida e na religiosidade. A música negra deu origem ao samba, com dolência dos batuques; dança dos negros acompanhada por instrumentos de percussão. Lundus é uma dança cantada, de origem africana. Jongo, dança brasileira de origem africana que consiste em dançar em torno dos instrumentos musicais. Caxambus dança africana ao som do tambor e outras cadências, trazidas pelos africanos, misturando-se com a música portuguesa, deixando vários ritmos sensacionais.

O ensino da música contribui para o processo de desenvolvimento da personalidade e amadurecimento do caráter, abre o caminho ao entendimento para o estudo extra convencional da própria música, anima os sentidos, restaurando alegria do ensinar e do aprender. Nas relações sociais que a música passa entre o professor e o aluno. A possibilidade de integração em grupos ou classes trocando ideias sobre determinados assuntos, e além de estar questionando sobre o preconceito, resgatando as raízes culturais, através da música-afro, os rituais, os costumes, a comida, a dança e a religião.

A música, como nas demais linguagens, tem a formação dos sentidos humanos, ensinar a ouvir o universo sonoro através do som, como matéria prima a ser organizada que faz a partir dos elementos caracterizadores que são: altura, timbre, intensidade, duração e densidade. Para ouvir musicalmente o universo sonoro usa-se, a voz e instrumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com