TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ PROJETO - CLIMA ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: PRÉ PROJETO - CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  2.482 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NAYRA ARAÚJO VENÇÃO

O CLIMA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA ''X''

TIMON

2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

NAYRA ARAÚJO VENÇÃO

O CLIMA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA “X”

Pré-projeto apresentado como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de ADMINISTRAÇÃO da Universidade Estadual do Maranhão.

TIMON

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................. 4

2. PROBLEMÁTICA........................................................... 6

3. OBJETIVOS...................................................................... 7

3.1 GERAL

3.2 ESPECÍFICOS

4. JUSTIFICATIVA............................................................. 8

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................. 10

6. METODOLOGIA............................................................ 13

7. CRONOGRAMA............................................................. 14

8. REFERÊNCIAS............................................................... 15

1. INTRODUÇÃO

A necessidade de novas formas de trabalho mais ágeis, flexíveis e que principalmente valorize as relações humanas é hoje essencial, pois vivemos em um mundo altamente dinâmico, onde as organizações passam por mudanças e processos complexos repentinamente. Para isso é preciso que os gestores rompam com paradigmas atrelados ao passado, implantando novas políticas na prática organizacional.

Antes de falar em Clima Organizacional é imprescindível o conceito de Cultura Organizacional. Cultura a causa, Clima é a consequência. Toda organização possui cultura, independente do seu tamanho, formada pelos valores, as crenças, os costumes, as tradições, ou seja, a cultura molda a identidade de uma organização.

“Entende-se como cultura um conjunto de ideias, conhecimentos, formas de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, partilhados por um grupo ou uma organização, com uma certa regularidade no tempo e no espaço. Compreende-se como clima organizacional um conjunto de percepções opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação.”

(Teixeira et.al. 2005, p. 56)

O clima e a Cultura de completam dependendo assim um do outro. A atitude dos colaboradores depende muito do clima da empresa, estas características estão numa linha de confronto influenciando o comportamento dos indivíduos nas organizações. Questões como: satisfação, comportamento, motivação e produtividade estão ligados diretamente no clima.

De acordo com Campello e Oliveira (2008, p. 3) a palavra clima origina-se do grego klimae significa tendência ou inclinação. O clima é algo que não se pode ver ou tocar, mas ele é facilmente percebido dentro de uma organização através do comportamento dos seus colaboradores.

O fator humano é o ponto chave para melhorias nas organizações diante de um mercado tão concorrido, mas hoje em dia o que se tem visto com muita frequência são as reclamações dos colaboradores em diversas áreas, mostrando-se insatisfeitos com as condições em que trabalham, com as suas remunerações e com a falta de realização profissional.

“O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades” (CHIAVENATO 2010a, p.53).

2. PROBLEMÁTICA

O clima organizacional está diretamente ligado com o grau de motivação de seus participantes. Quando ele se eleva significa que tem animação, interesse, colaboração, satisfação etc. Todavia, quando esse grau de motivação está baixo por motivos como frustração ou barreiras à satisfação das necessidades o resultado é totalmente ao contrário como desinteresse, apatia, insatisfação, que pode levar a chegar a casos extremos como tumultos, inconformidade e até a agressividade.

As empresas precisam de capacitação humana, precisam de funcionários motivados, capacitados, entretanto essa motivação pode não atingir a todos, pois o que motiva uns, pode não motivar outros. A onde acaba acontecendo de muitas empresas não perceberem isso, colocando em risco os resultados de objetivos a ser atingido pela organização.

Com base no exposto, apresenta-se o seguinte problema do pré-projeto: Quais são os fatores e como esses fatores influenciam o clima organizacional de uma determinada empresa na área de comércio e prestação de serviços?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com