TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Monografias: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

INTERAGINDO JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO

A psicologia encontra-se , como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades , além de competências , atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social , lhes coloca no cotidiano. Dessa forma , poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para a partir dela construir e transformar os seus saberes –fazeres docentes, num processo continuo da construção da sua identidade com o professor.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento o comportamento humano e seus processos mentais , ou seja , ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que sustenta , oque finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação , emoção , percepção, aprendizagem inteligência.

A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano abriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto por que a educação se desdobra em múltiplos contexto nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Assim a psicologia da aprendizagem , aplica a educação a educação e ao ensino , busca mostrar como através da interação entre professores e alunos é possível a aquisição do saber e da cultura .

O papel do professor nesse processo é fundamental ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor –alunos objetivo de estudo , que levam a apropriação do conhecimento.

Na realidade do conceito de aprendizagem na história do pensamento educacional podemos remeter a tradição centrada na criança dos movimentos pedagógicos , o principio do conhecimento isto é veem o aluno com o responsável do seu próprio processo de aprendizagem da sua própria construção ,com seus próprios meios de sua própria mente , que vai compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção.

Teoria da aprendizagem busca reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender,partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem que tentam explicar a relação entre conhecimento pré-exixtente e o novo conhecimento.

Teorias Psicologia- Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa *Um processo de modificação do conhecimento.

*Significado, interação e conhecimento.

*Mudo o foco do ensino modelo estímulo para modelo aprendizagem.

*Interação do novo conhecimento com o já existente, ou seja, a aprendizagem significativa acontece quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

*O processo vai sendo construído é dinâmico

Teoria genética da aprendizagem *Conhecer e atuar diante da realidade que nos envolve.

*O sujeito conhece sua medidas através de suas ações.

*Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

*O sujeito constrói seu próprio conhecimento. *Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.

*Estágios do desenvolvimento: sensório –motor( do nascimento aos 2 anos)pré –operatório ( 2 a 6 anos) operatório concreto (7 a 11 anos) e operatório – formal (12 a 16 anos)

Teoria Socio-cultural *Defendida por Vygotsky.

*As mudanças que ocorrem em cada individuo, tem sua raiz na sociedade e na cultura.

*O processo de desenvolvimento se dá na relação professor-aluno, de fora para dentro. *A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade.

*A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto de nós, atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando a autonomia do aluno.

*A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com a ajuda dos outros e autonomia, que pode fazer sozinho.

O desenvolvimento dos seres humanos

Compreender o desenvolvimento humano é uma condição para tentar responder o porque das condutas desde quando bebê até a idade adulta. O desenvolvimento é um processo contínuo ininterrupto em que os aspectos biológicos, físicos e culturais se interconectam, se influenciam reciprocamente produzindo indivíduos com modo de pensar, sentir e estar no mundo absolutamente singulares no mundo.

A aprendizagem é extremamente complexa tendo inicio no momento do nascimento e acompanhando o ser humano durante toda sua vida. Ela se constitui como elemento básico na formação deste, já que diretamente ligado ao potencial do individuo em interagir e se adaptar ao ambiente.

A aprendizagem atinge todas as pessoas durante toda sua vida, mas não é um processo simples. É importante ressaltar que o processo de aprendizagem deve ser incentivado por si mesmo para que quando uma necessidade seja satisfeita o sentimento de competência pessoal e a segurança elevem sua autoestima.

Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos

Nossa sociedade é caracterizada pela injustiça e desigualdade onde ainda existem famílias que lutam com muita dificuldade para sobreviver. esses problemas atingem principalmente as crianças que enfrentam inúmeras razoes para que dificultam o aprendizado. Dentre eles destacam se condições sociais, condições ambientais e condições culturais.

Condições sociais: o efeito do ambiente sobre o desenvolvimento infantil depende da plasticidade do cérebro humano, especialmente nos 1º anos de vida que corresponde na maioria das vezes as experiências vividas. Esses fatores influenciam no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com