TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Ensaios: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Graziela Cristina Ribeiro Santiago RA 4361839912

Lucilene Ramalho Xavier RA 4300066615

Suzimara Oliveira dos Santos RA 4355827780

Thalita Domingos Elias Bernardes RA 3879761392

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

Piracicaba

Junho /2013

Qual a importância da psicologia para a pedagogia?

A psicologia encontra-se como uma disciplina que ajuda o professor a desenvolver conhecimento, competência, atitudes, valores e habilidades que o possibilitem ir construindo seus saberes e fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino como pratica social apresenta no dia a dia.

Podemos notar então uma aliança entre a educação e a psicologia, não sendo preciso esperar o momento da constituição da psicologia como uma ciência independente da grande mãe a filosofia para buscar resposta sobre como se aprende, quem e o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas do aluno se e ou não valido aplicar punições e prêmios qual a importância da informação no desenvolvimento humano.

Assim a psicologia como um a ciência, busca mostrar através da interação entre professor e aluno que e possível a aquisição do saber, a psicologia também otimiza entre todas as pessoas que interagem no âmbito escolar. Possibilitando estratégias com uma visão mais ampla nos processos educativos e vindo sanar as possíveis dificuldades enfrentadas.

A pedagogia e psicologia ao longo da historia respaldam as ações dos educadores na escola permeando as condições de ensino, de aprendizagem se comprometendo com a verdadeira humanização trabalhando por uma perspectiva de transformar a escola os saberes direcionando a uma vida coletiva mais igualitária mais decente e mais ética.

Teorias Psicologia - Aspectos conceituais Contribuições para o Âmbito educacional

Verbal significativa O aluno precisa ter disposição para aprender È a conexão dos conhecimentos já conhecidos pelos alunos com o novo conhecimento

Genética da aprendizagem Organização de ações e pensamentos, a cada fase do desenvolvimento. O indivíduo modifica o meio, e também é modificado por ele

Sócio cultural É o resultado da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural A aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro ano de vida da pessoa

Na aprendizagem significativa o aluno precisa ter disposição para aprender, se o aluno quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica, porém o conteúdo escolar deve ser significativo, ou seja, tem que ter lógica e psicologicamente significativo. O significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada individuo tem, pois cada aprendiz tem uma filtragem dos conteúdos que tem significado ou não para si próprio.

Enfim é sugerido á participação ativa do sujeito, sua atividade auto estruturante, o que supõe a participação pessoal do aluno na aquisição do conhecimento, de maneira que eles não sejam uma repetição ou cópia de formulados pelo professor ou livro texto, mas uma reelaboração pessoal.

Na aprendizagem Genética cognitiva nos mostra que Piaget estudou o desenvolvimento humano e relacionou a aprendizagem, utilizando das estruturas cognitivas.

Estágios de desenvolvimento genético-cognitivo se desenvolvem pela sucessão (organização de ações e pensamentos), a cada fase de desenvolvimento, período sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto; operatório formal ou abstrato.

Na teoria sociocultural as características não estão presentes desde o nascimento do individuo, nem são meros resultados das pressões do meio externo, eles resultam da interação dialética do homem e o seu meio sociocultural.

Para Vigotski, aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do individuo.

O nível de desenvolvimento mental de um aluno não pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, é necessário concluir o que consegue realizar, muito embora ainda necessite de outras pessoas para fazê-lo.

Desenvolvimento dos seres humanos

A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor.

Existem inúmeras teorias sobre o desenvolvimento humano: Dentre eles podem se destacar os teóricos ambientalistas, os inatistas, os maturacionistas, os evolucionistas os construcionistas. Alem dessas teorias existe também a sócio- histórica criada por Vigostki.

Vygotsky enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.

Muitos são os fatores que influenciam o desenvolvimento do ser humano

Entre eles temos a hereditariedade, pois os ensinamentos dos antepassados acabam influenciando o dia a dia.

Na infância a capacidade de aprender o que é ensinado é muito grande, então, uma pessoa que ouve os ensinamentos irá desenvolver habilidade inconscientemente. O seu modo de perceber o que acontece em volta de si depende muito da cultura a qual ela vive, muitos indivíduos não conseguem assimilar certos aprendizados devido a sua concepção e percepção de vida.

Muitos são os casos de seres humanos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com