TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOTEOLOGIA - PRINCÍPIOS DA CURA INTERIOR

Pesquisas Acadêmicas: PSICOTEOLOGIA - PRINCÍPIOS DA CURA INTERIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/1/2015  •  5.218 Palavras (21 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 21

TERÇA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2014

CURA INTERIOR

HÁ PODER CURADOR NA ORAÇÃO

Como lidar com sentimentos dolorosos? Como conviver com a culpa, auto-estima em baixa, frustração e muitas outras feridas emocionais, que tanto interferem em nosso comportamento? A Palavra de Deus nos diz que quando oramos "...o Espírito nos assiste em nossa fraqueza..." (Rm 8:26). A palavra "assistir" é colocada justamente no sentido de acompanhar, passo a passo, um processo de cura. A Bíblia demonstra a imensurável graça e infinito amor de Deus no sentido de promover a cura integral do homem. A ação libertadora e curadora do Espírito Santo restaura a alma das feridas emocionais do passado.

-Clamor: "Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Sl 50:15). Refúgio: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Sl 46:1).

-Auxílio: "Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem." (Sl 108:12).

-Descanso: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mt 11:29).

PERDÃO

Temos que perdoar a quem nos ofendeu. Se o trauma envolver pessoas que nos ofenderam, temos que liberar perdão para obtermos a cura. O perdão rompe as cadeias emocionais que nos prendem às experiências dolorosas do passado. Quando seguramos a raiva ou ódio de alguém que nos causou males, estamos amarrados a essas emoções e não obteremos vitória enquanto não liberarmos perdão a essas pessoas. O perdão romperá as correntes emocionais negativas. Passado e presente se distanciarão. A falta de perdão é a principal porta de entrada de satanás na vida dos cristãos. Paulo nos exorta para perdoarmos a fim de que satanás não alcance vantagem sobre nós. 2 Co 2:11. Nossa relação com os demais (bons e maus) deve ser a mesma de Deus para conosco: perdão, aceitação e amor. Perdoar não significa que devemos tolerar o pecado ou compartilhar dos erros dos outros. Há situações em que a pessoa traumatizada torna-se vítima da ingerência de demônios. Para casos desse tipo é preciso Cura Interior Redentora, ou seja, libertação espiritual e restauração das emoções. Se você é um renascido veja seu passado à luz do que você é em Cristo. Você tem uma nova herança em Cristo. O trauma exerce efeito sobre sua natureza adâmica, não sobre sua nova natureza em Cristo. Todos nós podemos ser vítimas de traumas e isto não pode ser evitado porque está relacionado ao nosso passado e não há como voltar no tempo e modificar nossa experiência dolorosa. Mas, o cristão tem como romper com o passado e deixar de ser vítima do tempo, seguindo a vida com sua nova identidade em Cristo. A intensidade da emoção primária (traumática) foi gerada a partir da percepção dos fatos, quando ocorreram. A emoção secundária é gerada a partir da percepção de nossa nova identidade (hoje) em Cristo. Muitas pessoas são escravas dos traumas e vivem num baixo padrão de vida porque estão presas às emoções negativas de experiências ruins que aconteceram no passado. Quando assumimos nossa nova identidade em Cristo, as coisas velhas ficam para trás, somos libertos delas. A Bíblia ensina como fazer uma reengenharia na alma, de modo que os nossos pensamentos, sentimentos e vontades tenham o padrão de Jesus e não o de Adão caído. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Co 5:17.

OUTROS PROCEDIMENTOS BÍBLICOS DE CURA INTERIOR

A Cura de um trauma emocional pode acontecer como conseqüência de diversos fatores espirituais, entre eles:

1) Pela Providência Soberana de Deus: Jl 2:28-29 com Atos 2. É Deus quem escolhe as pessoas, os lugares, os tempos e as circunstâncias. ( Dn 4:35, Mt 20:15); Jz 6:11.34).

2) Escrituras: A Bíblia orienta, conforta, edifica e cura a alma. A leitura regular da Bíblia promove o fortalecimento necessário ao homem interior.

Romanos 15.4 - Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação proveniente das Escrituras, tenhamos esperança.

3) Palavra Profética: As profecias acontecem através da inspiração e da revelação: Profecia por Inspiração. A profecia é uma expressão verbal inspirada pelo Espírito Santo em dado momento. Cremos que Deus ao dar a inspiração, capacita sobrenaturalmente a natureza espiritual do profeta, conferindo-lhe poder de falar um pronunciamento ungido de forma completamente distinto do alcance natural de suas faculdades mentais. Profecia por Revelação: O profeta anuncia uma mensagem divina recebida anteriormente por meio de sonhos, visões, etc. 1 Coríntios 14.3. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. Uma profecia é normalmente dada para: Edificação – Fortalecimento pessoal e crescimento do caráter; Exortação: Tem a finalidade de animar, encorajar; Consolação: Conforto, alívio de um sofrimento.

4) Fatos/acontecimentos: 1 Coríntios 7.6 - Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito;

5) Prática na irmandade: 2 Coríntios 1.4 - que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 6) Pelo Contato com a Presença de Deus. Presença de Deus nas Pessoas, através de objetos e lugares. a) Contato Pessoal: At 5:12-15. Cura divina pelo toque das mãos. O livro de Hebreus - Hb 6:1-2. Diz claramente que a imposição de mãos é um dos princípios da doutrina cristã. b) Contato por Objetos: Os lenços de Paulo foram usados como instrumentos de poder de cura e libertação. (At 19:11-12). "... tocar na orla das vestes... Todos quantos tocavam eram curados" Mc 6:56c). Contato com a Presença de Deus num lugar abençoado: "...então sucedeu que a casa, a saber, a casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus." (2 Cr 5:11-14) "Então enviou Saul mensageiros... os quais viram um grupo de profetas profetizando... e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul e também eles profetizaram. Avisado disso Saul enviou outros mensageiros e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros, os quais também profetizaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com