TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrões ISO 9000

Resenha: Padrões ISO 9000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

A ISO (International Organization for Standardization), organização internacional que edita normas, apresenta na série de normas ISO 9000, as diretrizes para garantia de qualidade da produção na empresa.

As normas ISO 9000 são normas de gestão e garantia da qualidade que dão as diretrizes para implantação do sistema de qualidade ao especificar todas as fases da produção ou da prestação de serviços, desde a execução até o pós- venda. Portanto, a ISO 9000 tem por objetivo organizar por escrito todas as fases do processo produtivo (procedimentos) e registrar as ações realizadas. Através dessa documentação pode-se definir todo o processo produtivo e melhorá-lo.

A ISO 9000 visa a redução de desperdícios, maior eficiência da mão-de-obra e maquinaria, análise de segurança e melhoria das relações de mercado, proporcionando aumento da produtividade e maximização dos lucros.

As normas ISO são normas voluntárias, reconhecidas mundialmente, cuja adoção empresarial é crescente devido às exigências do mercado. Mais de 200.000 Sistemas de Gestão da Qualidade, distribuídos em cerca de 120 países apresentam como base as Normas ISO 9000, incluindo o Brasil. As normas são adotadas por organizações de pequeno, médio e grande porte, de manufatura e serviços, tanto do setor privado como do setor público. Com a globalização, a adoção de um sistema unificado da qualidade é um avanço para o comércio internacional.

46

HISTÓRICO

As normas ISO 9000 foram criadas em 1987, na Suíça, para facilitar as relações comerciais e melhorar a gestão da qualidade das empresas.

A origem das normas ISO 9000 está nas normas BS 5750 publicadas em 1979 pelo Instituto Britânico de Padronização (BSI). Estas consistiam em um conjunto de normas de produção para controle da qualidade, vigentes apenas no Reino Unido.

Também é importante destacar que o forte incentivo à criação de um sistema de controle da qualidade da produção foi originário na guerra fria, pois o armamento das potências mundiais e o grande desenvolvimento de armas nucleares exigiam maior confiabilidade nos fornecedores de tais produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com