TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da escola na sociedade

Por:   •  1/8/2016  •  Dissertação  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PROFUNCIONÁRIO – SECRETARIA ESCOLAR

JEFFERSON MEDEIROS DA SILVA

 QUAL O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE E ONDE A CULTURA ESTÁ PRESENTE.

Senhor do Bonfim – BA

2016

A escola tem o papel de formar cidadãos com caráter e conscientes, contribuir para constante melhoria das condições educacionais da população, visando assegurar uma educação de qualidade equidade aos nossos alunos num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.

“A função primordial da educação já não pode se adaptar o aluno a uma ordem já existente fazendo com que assimile os conhecimentos e o saber destinados a inseri-lo em tal ordem, como procederam gerações anteriores, mas, ao contrário, ajuda-lo a viver num mundo que se transforma em ritmo sem precedente histórico tornando-o capaz de criar o futuro e de inventar possibilidade inéditas. ”

(LUCKESI, 2005)

O compromisso da instituição escolar é garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem com instrumentos para o desenvolvimento, a socialização e o exercício da cidadania. Dever estar em consonância com as questões sociais que marcam cada movimento histórico.

Isso requer que a escola seja um espaço de formação e informação em que a educação favoreça a inserção do aluno no dia-a-dia das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior. Deve favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais. Toma para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competências e dignidade na sociedade local e mundial, gerando assim uma educação de qualidade, que busca formar pessoas críticas e capazes de transformar a realidade, contemplando o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições para desenvolver competências e consciência profissional, aprender a ser, fazer, conviver e conhecer, resgatando dimensões mais substantivas e humanas, contemplando inclusive a inclusão e o respeito ao diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com