TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do gerente financeiro

Projeto de pesquisa: Papel do gerente financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Independente do tipo de negócio ou tamanho da organização, é preciso levar em consideração o Planejamento Financeiro, não colocando em risco a sobrevivência da empresa, as ações corretivas se dão através das análises previamente antecipadas, alcançando os resultados dentro do período planejado, a falta de Planejamento Financeiro poderá trazer consequências negativas com impactos ruins.

Papel do administrador financeiro, esta relacionado ao dinheiro da empresa, fazer com que as metas estabelecidas pelo planejamento financeiro sejam batidas, e também os valores que entram e que saem, é importante também preservar o retorno esperado pelo dinheiro investido pelos acionistas, de acordo com a porcentagem estabelecida por ambos acordada anteriormente. A administração de caixa esta muito ligado ciclo operacional de determinada organização.

É muito importante que o administrador de muito valor a questão relacionada a administração de caixa, para não cair no mesmo fracasso de muitas empresas, porque conhecem muito bem tecnicamente seu negócio construído e inaugurado, porém financeiramente falando acaba pecando pois dão muito pouco valor que deve ser dado para obter o sucesso esperado, pequenas e grandes empresas devem estabelecer setores e pessoas dedicadas a cuidar da questão financeira, muitos proprietários acabam achando que sabem tudo, centralizam este setor no seu próprio conhecimento, e acabam mal, é preciso aprender com os erros deles próprios e dos demais empresários para entender que nunca é tarde para procurar ajuda neste sentido, somente pessoas gabaritadas e capacitadas na questão administração financeira é que dará o melhor direcional ao dono da empresa de tudo que diz respeito ao dinheiro que entra e sai da organização pelos diversos motivos. Quando o setor financeiro for estabelecido e concretizado começa ai o que é chamado de integração com os outros setores, por exemplo com controle de vendas, os gastos da produção, todos os demais departamentos envolvidos no processo da administração o deve o proceder de forma a evitar custos e despesas excessivas e procurar a maior receita para as suas atividades. Uma constante comunicação entre os diversos setores e o setor financeiro È fundamental para o sucesso do gerenciamento das disponibilidades.

Alguns exemplos do que deve ser controlado pela administração financeira: A movimentação financeira que implica no meio de comunicação, quais são as receitas e despesas. Controle pessoal que verifica toda estrutura de RH relativo a quantidade de funcionários de cada setor. O controle de máquinas veículos e equipamentos. Controle dos estoques, tudo que entra e sai, o que é o envolvimento do setor de logística.

O custo de capital é custo de recursos financeiros ou da empresa ou de terceiros, antes e buscar fontes de capital é necessário uma analise rigorosa antes de qualquer ação, sendo assim não tomar decisões incorretas ou precipitadas.

Considere todas as despesas existentes para calcular o custo de capital de uma operação, antes de qualquer investimento ou utilização de qualquer capital é preciso efetuar uma analise muito bem detalhada e rigorosa.

Cada custo relativo deve ser lembrado, calculado e evidenciado, até os mais simples aparentemente, por exemplo, viagens, refeições, pagamentos de emissão de documento, não poderá passar nenhum.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com