TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel universitario

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PAPEL UNIVERSITÁRIO - UNIFAPEL

EDUCAR, COLETAR, RECICLAR

MACAPÁ, AMAPÁ, 2014

NAZIEL SANTOS DE SOUZA

DANILA FIGUEIREDO

LIDIANE SOARES

JAQUELINE

JOANDRO

KARLA MAIA

KEROLEN CAMILA

RUBENILSON

MACAPÁ, AMAPÁ, 2013

Projeto apresentado como requisito avaliativo da Disciplina de Educação Ambiental, sob a orientação da Prof.ª Msc. Cristiane Rodrigues Menezes.

SUMÁRIO

RESUMO

A reciclagem tem sido um tema bastante discutido atualmente, principalmente quando se fala em qualidade de vida, no sentido de transformar o mundo em que vivemos. Muitas propostas são feitas, possibilidade são apresentadas e, ao mesmo tempo, varias soluções inovadoras e tecnológicas surgem. Porem é necessário proporcionar a todos, sem distinção, o direito de aprender, universalizando o conhecimento, e nesse contexto a Educação Ambiental tornou-se uma realidade de grande importância não só nas escolas, mas em qualquer âmbito como resposta a grande necessidade urgente de salvar o mundo. Embora vivendo um contraste numa Era digital, onde estamos rodeado de televisores, monitores, internet, entre outros, o papel não deixou de se tornar menos relevante desde sua invenção na China. Não é nenhum exagero afirmar que ainda somos dependentes deste tipo de insumo utilizado para o ensino, trabalho, bem como outras atividades do dia-a-dia. Assim, o presente estudo tem por objetivo, Educar quanto à importância da coleta seletiva, bem como da reciclagem do papel utilizado nas IES. O referido será realizado no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá, localizado na rodovia JK, Km 02, na cidade de Macapá, com uma área equivalente a 906.722,44 m2. O mesmo terá como metodologia, palestras como forma de conscientização do publico acadêmico, em relação à coleta seletiva e a reciclagem de materiais reaproveitáveis. Ainda, na metodologia, se fará uso de natureza bibliográfica e exploratória para efeito de estudos, sobre o setor de celulose e papel relacionado à reciclagem e às formas de produção, das técnicas para qualificar o material. O mesmo, também realizara trabalho acadêmico e em campo, na avaliação da coleta seletiva. O processo de coleta seletiva será promovido por integrantes do projeto mediante a divulgação em reuniões, no qual se prioriza não só a coleta de papeis tipo A4, porem, de todos os tipos de papeis que possam ser reaproveitados.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Reciclagem.

1 INTRODUÇÃO

Desde a Revolução Industrial, a sociedade moderna com o intuito de satisfazer suas necessidades, aumentou o ritmo de consumo significativamente. Como consequência desse consumo desenfreado, houve também um aumento na produção de lixo lançado no meio ambiente, que sem o devido tratamento adequado, pode causar contaminação do solo, rios e águas subterrâneas, ou ainda acarretar na proliferação de parasitas que causam doenças.

A reciclagem é uma forma particular do reaproveitamento de matérias-primas tais como: papel, plásticos, latas de alumínio e de aço, vidro, orgânicos e outros. Nesse processo, é produzida uma nova quantidade de materiais a partir do material captado no mercado e novamente processado para ser comercializado, havendo grandes economias em energia e matéria prima: o alumínio, por exemplo; cada latinha de alumínio reciclada economiza energia elétrica equivalente ao consumo de um aparelho de TV ligado durante três horas, o papel economiza cerca de aproximadamente 60% e o vidro 30% (MOURA, 2000).

Embora vivendo um contraste numa Era digital, onde estamos rodeado de televisores, monitores, internet, entre outros, o papel não deixou de se tornar menos relevante desde sua invenção na China. Não é nenhum exagero afirmar que ainda somos dependentes deste tipo de insumo utilizado para o ensino, trabalho, bem como outras atividades do dia-a-dia.

Segundo dados BRACELPA (2009), tanto o consumo quanto a produção de papel vem crescendo anualmente. Entretanto, ressalta que entre os papéis consumidos, o maior destaque é para as caixas de papelão ondulado, pois funcionam como embalagem de transporte para a quase totalidade das mercadorias comercializadas em supermercados, lojas afins e fábricas.

Relacionada a uma produção mais limpa, a reciclagem aparece como uma alternativa para gerenciamento de resíduos produzidos, sempre buscando reduzir recursos e compromisso ambiental. O aumento da conscientização ambiental tem levado a uma maior demanda por papéis reciclados e a pressionar para que o papel seja reciclado após sua utilização pelo público (resíduo após o consumo), ao invés de simplesmente jogá-lo nos aterros (WBCSD, 1996).

2 JUSTIFICATIVA

A reciclagem tem sido um tema bastante discutido atualmente, principalmente quando se fala em qualidade de vida, no sentido de transformar o mundo em que vivemos. Muitas propostas são feitas, possibilidade são apresentadas e, ao mesmo tempo, varias soluções inovadoras e tecnológicas surgem. Porem é necessário proporcionar a todos, sem distinção, o direito de aprender, universalizando o conhecimento, e nesse contexto a Educação Ambiental tornou-se uma realidade de grande importância não só nas escolas, mas em qualquer âmbito como respostas a essa necessidade urgente de salvar o mundo.

A questão da reciclagem dos resíduos sólidos ou lixo, no contexto escolar exige o comprometimento de toda a sociedade, porque não se trata de assunto isolado, mas que permeia todo o modo de vida de uma população, já que os problemas ambientais não só preocupam, mas atingem a todos. Dessa forma a necessidade de conscientização das pessoas com relação à manutenção da qualidade ambiental é imprescindível para que se projete no futuro um profundo envolvimento da educação formal com o meio ambiente. Só assim será possível gerar reflexões, discussões e práticas que, efetivamente, conduzirão a uma Educação Ambiental de qualidade.

Portanto, a principal justificativa para a execução do projeto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com