TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO E OS PAPEIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

Trabalho acadêmico: GESTAO E OS PAPEIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  7.085 Palavras (29 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ALUB ...........................................................04

2.1 Histórico da Empresa............................................................................................04

2.2 Sua missão 05

2.3 Tendo como visão 05

2.4 Carga Tributária 05

3. A MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E A IMPORTANCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL 06

3.1 Mudança Organizacional 06

3.2 A importância do Gestor na Empresa 07

4. GESTAO E OS PAPEIS DO GESTOR ORGANIZACIONAIS? 08

4.1 Paradigmas 08

4.2 A quebra de paradigmas 09

5. GESTAO E OS PAPEIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL 10

5.1 O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos 10

5.2 Os vários papéis do gestor organizacional 11

6. GESTAO DA QUALIDADE TOTAL 11

7. TERCEIRIZAÇÃO NA EMPRESA ALUB 12

8. TECNOLOGIAS DE GESTÃO 13

8.1 Características e Implicações da Reengenharia 15

8.2 Gestão Organizacional horizontal 15

8.3 Aprendizagem organizacional 16

9. AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 16

10. ETICA CORPORATIVA 17

11. RELATÓRIO DA EMPRESA ALUB ......................................................................19

12. CONCLUSÃO..........................................................................................................25

13. BIBLIOGRAFIA 26

1. INTRODUÇÃO

Um novo modo de competitividade econômica se consolida pelo mundo e altera os cenários de atuação das empresas para o próximo milênio. Como as empresas latino-americanas, notadamente as brasileiras, podem se preparar para atuar nesses novos cenários? Longe de se contentarem com os desígnios do subdesenvolvimento, essas empresas deveriam se capacitar para ter acesso e domínio dos últimos avanços tecnológicos. As óbvias defasagens estruturais das economias em que essas empresas operam, não deveriam ser obstáculo à conquista de posições competitivas no mercado internacional.

Superar os "desígnios do subdesenvolvimento" significa rejeitar a idéia propagada durante os anos 50 - e ainda presente em alguns segmentos da sociedade brasileira, segundo a qual países em desenvolvimento deveriam favorecer tecnologias primitivas que usassem abundante mão-de-obra não qualificada (Simonsen, 1993:3). Desde a década de 80, está claro que a competitividade das empresas das novas economias industrializadas depende de sua capacidade de gerar mudança tecnológica, e não na disponibilidade de recursos naturais ou abundante mão-de-obra barata (Ernst and O'Connor, 1989).

Este artigo procura mostrar que o alcance e a sustentação da competitividade internacional das empresas dependem da ação gerencial comprometida com constantes mudanças técnicas e organizacionais. Para tanto, serão enfocados subsídios à implementação de tais mudanças, especialmente as organizacionais. Inicialmente será abordado o significado atual da tecnologia e sua relação com organizações. Em seguida, o artigo enfocará os elementos da gestão tecnológica para a competitividade internacional, a partir da discussão dos processos de aprendizagem nas empresas.

As diversas perspectivas da tecnologia, bem como as práticas inibidoras ou potencializadoras dos processos de aprendizagem, foram coletadas numa amostra de empresas brasileiras.

2.APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ALUB

Razão Social: Centro de Cultura Alternativas Ltda.

Nome Fantasia ALUB.

CNPJ: 04.595.145/0001-33.

Matriz: CRS 516 Sul Bloco C loja 17. Nessa unidade funciona a parte administrativa do ALUB, e conta com 60 funcionários.

Filiais: São 08 unidades distribuídas em várias Cidades Satélites e conta com 120 funcionários distribuídos entre elas.

Ramo de Atividade: cursos preparatórios populares com preços acessíveis a todas classes sociais. Trata-se de uma iniciativa de alunos da Universidade de Brasília (UnB) para democratizar o acesso ao ensino superior.

O ALUB é referência no âmbito dos cursos preparatórios no Distrito Federal, oferecendo a comunidade, cursinhos preparatórios para vestibulares, PAS, Cursinho para Concursos, Ensino Fundamental e Médio, além de atividades complementares para ajudar a aprovação do aluno. O ALUB é um diferencial no mercado onde o grupo de professores são formados por alunos de graduação e pós-graduação da UnB, rigorosamente selecionados, e uma excelente equipe de professores para concursos, com experiência em aprovação.

O material didático oferecido pelo ALUB é da Editora Exata, altamente qualificada e atualizada. Oferece ainda, bolsas, simulados, lista de exercícios, internet, plantão de dúvidas, salas de estudos exclusiva nas unidades, aulas de complementação de conteúdo, pacote de aprofundamento e orientação vocacional. Seus representantes executivos são o Sr. Alexandre Crispi e a Sra. Fabrícia Crispi.

2.1 Histórico da Empresa

A Instituição foi fundada em 1999, tendo 12 anos de funcionamento no mercado, apresentando índices de aprovação altíssimos a cada semestre. Durante todos estes anos a instituição passou por uma quebra de paradigmas a fundação do ALUB era somente para cursinhos preparatório para vestibular o sucesso foi tão grande que resolveram ampliar seus negócios abrindo assim novos cursos como cursinho preparatório para concursos e continuando com o sucesso abriram também ensino médio e atual mente o fundamental.

A instituição conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com