TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito E Os Papeis Do Gestor Organizacional

Dissertações: Conceito E Os Papeis Do Gestor Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 2

Gestor Organizacional

A palavra ‘gestão’ vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

O conceito de gestão já pressupõe, em si, a idéia de participação isto é, do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas, em conjunto, de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. O gestor organizacional tem um grande desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade, de maneira que seja possível atender a necessidade do mercado atual e atingir os objetivos traçados para a organização.Papéis do gestor organizacional

Papéis Interpessoais: relativos ao relacionamento com pessoas e construção conjunto de resultados.

Símbolo/Representação: representa a função de estar presente em locais e momentos importantes (Ex: cerimoniais, comparecer a casamentos e outros eventos). Representa a organização, portanto é um símbolo desta.

Líder: representa o tempo todo, pois ele é responsável pelos seus atos e de todos os seus subordinados, motiva, treina, orienta.

Ligação: mantêm relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.

Papéis Informacionais: as organizações, o mercado, as pessoas que vivem em torno da um fluxo intenso e contínuo de informações. Para um bom desenvolvimento, as empresas e os Administradores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações.

Coletor: busca as informações dentro e fora das organizações, procura se informar o máximo possível nas mais variadas fontes de informação.O papel é possuir o maior volume de informações relativas à organização.

Disseminador: sua função é comunicar as informações à equipe para mantê-la atualizada e em sintonia com a empresa.

Porta-Voz: quando é necessário comunicar informações para o público que se localiza fora da organização. Deve possuir a sensibilidade para discernir entre o que pode ou não ser comunicado das informações empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com