TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parede Diafragma - Execução

Dissertações: Parede Diafragma - Execução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

A parede diafragma realiza no terreno um muro vertical contínuo de concreto armado, ao longo de todo o perímetro da contenção, sem provocar vibrações ou sem desconfinar o terreno adjacente, praticamente em qualquer tipo de solo, acima ou abaixo do lençol freático, possibilitando com relativa facilidade, segurança e economia, escavações profundas mesmo junto a edificações existentes.

As paredes diafragma são constituídas de painéis justapostos executados da superfície do terreno. As juntas entre painéis são "juntas secas" do tipo "macho/fêmea”, geralmente obtida através do “tubo junta" ou "chapa junta" que é colocada na extremidade do painel antes da concretagem e retirada tão logo, assim que se inicia a pega do concreto.

As paredes diafragma são executadas em painéis com largura de 2,50m ou 3,20m, espessuras variando de 0,30m até 1,20m e com as profundidades requeridas pelo projeto. Algumas empresas executam painéis também com a largura de 2,80m.

Construtivamente os painéis podem ser:

Primários ou de Abertura: são os painéis iniciais. São executados utilizando-se duas juntas colocadas uma em cada extremidade.

Os painéis nunca podem ser menores do que a ferramenta de escavação (no caso da FUNDESP, 2,50m ou 3,20m).

Painéis menores são mais estáveis, demandam menos tempo para escavar e concretar e, portanto são recomendáveis para solos fracos.

É sempre desejável ter numa obra de parede diafragma o menor número de juntas possível. Quanto maior o painel, menor será o número de juntas

Em paredes diafragma atirantadas, quanto maior a largura do painel, menor o número de tirantes, porém de maior carga e comprimento.

Não é recomendável a permanência de painéis abertos de um dia para o outro. Os painéis devem ser dimensionados para serem escavados e concretados no mesmo dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com