TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS LEGADOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CULTURAL QUE A FILOSOFIA NOS DEIXOU EM CADA PERÍODO HISTÓRICO

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MAURÍCIO JOSÉ GOMES MENDES

OS PRINCIPAIS LEGADOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CULTURAL QUE A FILOSOFIA NOS DEIXOU EM CADA PERÍODO HISTÓRICO.

São Luís

2018

MAURÍCIO JOSÉ GOMES MENDES

OS PRINCIPAIS LEGADOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CULTURAL QUE A FILOSOFIA NOS DEIXOU EM CADA PERÍODO HISTÓRICO.

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade CEUMA para a obtenção de nota parcial referente à 1ª atividade da disciplina Filosofia e Ética.

Orientador: Prof. Dr. Delmo Mattos Da Silva.

São Luís

2018

Os principais legados científicos, tecnológicos e cultural que a filosofia nos deixou em cada período histórico.

A construção filosófica, deu-se na Grécia antiga a partir do século VI a.C. O surgimento da pólis no período arcaico (séculos VIII e VI a. C.) caracterizava-se como um pequeno estado soberano, com autonomia política tendo sua economia baseada na agricultura e no trabalho escravo. Nesse período foi retirado o poder da aristocracia sendo instaurada a democracia - podendo todos os cidadãos participar do processo político.

A filosofia medieval insere-se nesse contexto histórico, podendo ser dividida em dois períodos: a) Patrística (a doutrina dos padres da Igreja); b) Escolástica (todas as abadias e catedrais tivessem uma escola). Nesse período, surgiram diversos elementos da cultura atual, como as religiões islâmica e ortodoxa, as línguas modernas, as primeiras universidades, os hospitais, as notas musicais e os bancos. Tendo avanços na física, na ótica, na astronomia, na alquimia, na medicina, na anatomia, na agricultura e na filosofia.

A Idade Moderna é a transição do feudalismo para o capitalismo industrial. No apogeu do Renascimento Cultural e Científico, a obra de Maquiavel representou uma nova visão do homem da ética e da política, rompendo com as concepções medievais, Descartes e Francis Bacon criam os métodos científicos modernos e Thomas Hobbes rompe com a visão aristotélica de política.

O século XVII e XVIII é marcado por amplo movimento cultural conhecido como período do esclarecimento. A proposta central do iluminismo seria levar a razão, a luz, onde haveria, segundo os filósofos, a ignorância e as trevas, não sendo contra a religião, mas contra o dogmatismo e a intolerância, pois, segundo Kant, o iluminismo retirou o homem do estado de menoridade, passando a definir por si só o que é certo e o que é errado, no uso livre da própria razão.

A era contemporânea é formada por uma dupla revolução, uma de cunho político-social que cria os modelos de constituições liberais. A outra se dá em cunho econômico criando um modelo de empresa contemporânea, suas inovações técnico-científicas dão início ao capitalismo mundial e lutas sociais do século XIX e XX.

Se tratando da filosofia no século XXI, esta apresenta-se com certa preocupação envolvendo a civilização globalizada e sociedade da informação, bem como o desmoronamento dos direitos trabalhistas e o surgimento de novas relações de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com