TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque Científico e Tecnológico de Heidelberg

Por:   •  12/8/2018  •  Artigo  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

Parque Científico e Tecnológico de Heidelberg

Resumo:  O Heidelberg Technology Park desenvolve histórias de sucesso na região de Rhein-Neckar, localizada no vale do rio Neckar ao sul da Alemanha, o parque foi desenvolvido através da combinação dos benefício da ciência, pesquisa, negócios e educação desde 1984.
O parque conta ao seu redor com a Universidade de Heidelberg Ruprecht Karl que é uma universidade pública alemã, tem um centro de pesquisa molecular, um hospital, centro de pesquisa sobre o câncer, e vários outros institutos médicos.
O parque tem uma iniciativa de startups de pesquisa, Os parceiros visam apoiar projetos iniciantes nas áreas de LifeScience, BioTech e outras áreas tecnológicas
. Baseadas no conhecimento  aumenta ainda mais a atratividade da Heidelberg como um local para startups, essa iniciativa tem como nome “A Heidelberg Startup Partners”.

 Alguns desses parceiros são:  DKFZ - German Cancer Research Center  EMBLEMA  IHK Rhein-Neckar  Universidade de Educação  SRH University  Heidelberg Parque Tecnológico  transferência de tecnologia Heidelberg  Heidelberg University. Estes são os parceiros que fomenta e incentiva todas as startups que se encontram próximas ao parque e como bom centro tecnológico os empreendedores aspirantes podem se beneficiar do trabalho em rede com pessoas afins, bem como confiar em serviços de consultoria individuais.
Heidelberg é uma cidade de ciência e cultura com mais de 150 mil cidadãos, a cidade em si contém 56 Prêmios Nobel foram da cidade universitária mais antiga da Alemanha, com dez universidades e mais de 39.000 estudantes para pesquisadores que viveram e trabalharam em Heidelberg.

Palavras-chave: tecnologia; Centros de pesquisa;  Technology Park; Alemanha; Heidelberg;

Introdução

O Heidelberg Technology Park abrange a combinação dos benefício da ciência, pesquisa, negócios e educação.

Neste artigo iremos apresentar como o Heidelberg Technology Park se destaca em seu habitat e  como ele beneficia e sociedade, também será mostrado alguns programas de incentivo a startups, o parque conta ao seu redor com a Universidade de Heidelberg Ruprecht Karl que é uma universidade pública alemã e tem um grande incentivo do governo para seu funcionamento. O parque oferece também um grande auxílio a saúde.

 Com o parque nesse habitat ele provocou desde o seus primeiros dias um grande avanço a região e ao seu redor. Fazendo com que a região de Rhein-Neckar cresça quase que exponencialmente tanto numa questão social como econômica,  aumentando assim a qualidade de vida dos cidadãos.

A cidade em si conta com 56 Prêmios Nobel, fomentando ainda mais o crescimento do parque e da região. Ele foi planejado como um bioparque desde seu primeiro projeto, com 80.000 m² de área tem uma variação de mais de 90 empresas em vários ramos é um dos locais de biotecnologia mais importantes de toda a Alemanha.

O Heidelberg Technology Park oferece suporte não apenas a start-ups e spin-offs clássicos, mas também a conceitos inovadores de cooperação empresarial entre ciência, indústria e governo. Assim reforçando ainda mais o conceito da tríplice hélice.

Os principais investidores deste parque são a cidade de Heidelberg, a câmara de comércio e indústria de Rhein-Neckar e a Universidade de Heidelberg.

Desenvolvimento

O Heidelberg Technology Park desenvolve histórias de sucesso na região de Rhein-Neckar, localizada no vale do rio Neckar ao sul da Alemanha, o parque foi desenvolvido através da combinação dos benefício da ciência, pesquisa, negócios e educação desde 1984.

O parque promove rápido crescimento desta localização através de tecnologia de última geração com grande serviços de suporte e rede ativa. Os investidores desse projeto são a câmara de comércio e indústria de Rhein-Neckar e a cidade de Heidelberg.

Imagem 1 - Esboço geográfico do Heidelberg Technology Park e suas imediações

 [pic 1]

Fonte- https://image.slidesharecdn.com/innovationtour3-140731045359-phpapp02/95

/biorn-innovation-tour-3-638.jpg?cb=1406782931. Acesso em: 12 jun. 2018.

O Technologiepark Heidelberg GmbH é um ponto central de contato entre todas as empresas da região. Como mostra na imagem 1 o parque conta ao seu redor com a Universidade de Heidelberg Ruprecht Karl que é uma universidade pública alemã, tem um centro de pesquisa molecular, um hospital, centro de pesquisa sobre o câncer, e vários outros institutos médicos.

Foi concebido como um bioparque desde o início, com uma área de 80.000 m² e mais de 90 empresas residentes a instalação de pesquisa e mais de 2.800 funcionários, é um dos locais de biotecnologia mais importantes de toda a Alemanha.

Com isso vemos que desde um princípio já se via que para ter sucesso na implementação do parque tinha que ser aplicado o conceito básico da tríplice hélice. A Tríplice hélice nada mais é que  a relações verticais entre o governo, a universidade e a empresa e também relações horizontais em cada hélice, visando identificar soluções no desenvolvimento tecnológico. Como mostra na figura abaixo:

Fonte: http://www.amcconsult.com.br/gestao-da-inovacao-12-a-triplice-helice-da-inovacao/. Acesso em: 12 jun. 2018.[pic 2]

        Com uma grande mistura de tecnologia ( biotecnologia, médica, da informação e comunicação) o parque tornou-se grande fonte de inspiração para a ciência e a indústria desde sua fundação. A Universidade de Heidelberg e instituições de pesquisa de renome tais como a Biologia Molecular Europeu Laboratory (EMBL), o Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ) e do Centro de Biologia Molecular (ZMBH) e do Centro de Química Orgânica da Universidade de Heidelberg (BZH) e do Max Planck Instituto de Pesquisa Médica formam uma concentração muito frutífera de ciências da vida.

 O parque tem uma iniciativa de startups de pesquisa Os parceiros visam apoiar projetos iniciantes nas áreas de LifeScience, BioTech e outras áreas tecnológicas e baseadas no conhecimento e aumentar ainda mais a atratividade da Heidelberg como um local para startups essa iniciativa tem como nome “A Heidelberg Startup Partners”

Alguns desses parceiros são:

  • DKFZ - German Cancer Research Center
  • EMBLEMA
  • IHK Rhein-Neckar
  • Universidade de Educação
  • SRH University
  • Heidelberg Parque Tecnológico
  • transferência de tecnologia Heidelberg
  • Heidelberg University

Estes são os parceiros que fomenta e incentiva todas as startups que se encontram próximas ao parque e como bom centro tecnológico os empreendedores aspirantes podem se beneficiar do trabalho em rede com pessoas afins, bem como confiar em serviços de consultoria individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com