TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parte Técnica do Handebol: Fundamentos, Recepção e Drible.

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  2.133 Visualizações

Página 1 de 3

Parte Técnica do handebol: fundamentos, recpção e drible.

Fundamentos técnicos do handebol. Oque é Técnica?

Temos três definições de técnica no handebol, por Barbanti (1994) é a estrutura racional de um ato motor para atingir o objetivo determinado, por Voser (2002) seria qualquer gesto ou movimento realizado pelo atleta que desenvolva o jogo. Dentro dessa parte técnica encontramos fundamentos técnicos individuais dos jogadores de linha como o drible, passe, recepção, finta, arremesso e progressão. Já Zamberlan (1999) separa a técnica ofensiva da defensiva, sendo a ofensiva gestos específicos do handebol para o desenvolvimento do jogo no ataque e a defensiva como postura que os jogadores devem adotar para estarem sempre preparados para intervir em uma ação defensiva com rapidez.

Recepção

Temos duas definições de recepção, por Zamberlan (1999) define como o gesto especifico de receber, amortecer e reter a bola da maneira correta em todas as situações que o jogador for solicitado, é muito importante para manter a posse de bola. Por Falkowski e Enríquez (1982) definem como ação de tomada de contato com a bola tendo o objetivo de se apoderar da mesma para dar continuidade em outra ação.

Seus princípios fundamentais são: Sempre manter contato visual com a bola, sempre colocar o corpo entre a bola e o adversário para que não haja interceptação de passe, sempre muita atenção na bola e campo de jogo.

Podemos classificar a recepção por direção e altura sendo: frontais, diagonais para frente e para trás, laterais, por trás, recepção alta, média ou baixa.

Drible

Podemos definir drible como a arte de quicar a bola sem perder o controle sobre ela, é a técnica que amplia as oportunidades de deslocamentos rápidos.

Seus princípios fundamentais são: é o uso de ambas as mão alternadamente sempre mantendo distância do defensor, evitar olhar para a bola na execução do drible, manter o princípio do campo visual, de maneira alguma o drible deve prevalecer o ritmo coletivo.

O drible pode ser classificado por distância a percorrer, altura e trajetória sendo eles: unitário, continuado, alto, baixo, vertical e oblíquo.

Descrição dos gestos: drible alto vertical, deve ser efetuado com a cabeça erguida para noção do campo visual com o tronco levemente flexionado, o braço executor com o antebraço levemente flexionado sobre o braço e separado do corpo e pernas ligeiramente flexionadas. O contato com a bola efetua-se com a mão aberta, sendo os dedos e a face média da palma a superfície de contato. O movimento deve ser coordenado do braço do executor, efetuando uma elevação do antebraço e uma flexão-extensão do pulso.

Drible baixo vertical; tronco semi flexionado, pernas em posição assimétrica adiantando a perna contrária do braço executor. O contato com a bola efetua-se com a mão aberta, sendo os dedos e a face média da palma a superfície de contato. O movimento deve ser coordenado do braço do executor, efetuando uma elevação do antebraço e uma flexão-extensão do pulso, porém a força do golpe deve diminuir.

Drible oblíquo: a cabeça ligeiramente flexionada, o braço executor produz uma maior extensão do antebraço e a bola projeta-se para frente, as pernas devem estar de acordo com a corrida. O impulso da bola deve ser elevado para assegurar uma trajetória suficientemente oblíqua e regulada, na direção que permita a melhor progressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com