TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPROMISSO DA ORGANIZAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS: UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  4/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.903 Palavras (20 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - ICSC

 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

“COMPROMISSO DA ORGANIZAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS: UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA”

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2021

 

Caroline Tozzi - N18392-6

“COMPROMISSO DA ORGANIZAÇÃO COM AS PARTES INTERESSADAS: UM ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA”

[pic 1]

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2021


SUMÁRIO

       INTRODUÇÃO5

  1. ORGANIZAÇÃO6

1.1 PERFIL ORGANIZACIONAL6

1.2 FORÇA DE TRABALHO8

1.3 PRODUTOS E CLIENTES10

1.4 CONCORRENTES14

1.5 INSUMOS16

  1. REVISÃO CONCEITUAL/FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA17
  2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO22

3.1 GRUPOS ESTRATÉGICOS23

3.2 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO COMERCIAL24

  1. DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS25
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS27

       REFERÊNCIAS28

INTRODUÇÃO

Este estudo enquadra-se no trabalho acadêmico semestral titulado APS (Atividade Práticas Supervisionadas), onde fiz uma pesquisa de campo na empresa Qualytubo Industria e Comércio LTDA, que fica localizada no município de Cedral, SP. A APS leva em consideração a matéria abordada em sala de aula e com o foco no tema “Administração Estratégica.”.

No encontro presente com um dos sócios, o s.r. Fernando Leonardi, foram feitas várias perguntas sobre a empresa, tomando em base as seguintes informações: perfil da organização; produtos e clientes; concorrentes; insumos; política de comunicação comercial; excelência no atendimento.

  1. ORGANIZAÇÃO

Pode-se definir organização como função a administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros da empresa e pela definição de quem tem autoridade sobre quem, quando e onde se devem tomar decisões. Em outras palavras, a organização é a etapa de processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece o mecanismo de comunicação e coordenação entre seus membros, de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos. (SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, Person Education do Brasil, São Paulo, 2 ed, p. 251, 2013.)

  1. PERFIL ORGANIZACIONAL

A organização é uma função da administração presente em todos os níveis organizacionais. Apesar de apenas os administradores de topo terem o poder para mudar ou redesenhar a estrutura organizacional, todos os gestores são influenciados por ela. Ou seja, a esfera de ação de todos os administradores é delimitada pela estrutura organizacional. (SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, Person Education do Brasil, São Paulo, 2 ed, p. 254, 2013.)

A empresa privada de nome empresarial Qualytubo Indústria e Comércio De Tubos LTDA (CNPJ: 05.601.998/0001-01, Inscrição Social: 262.057.285.116) foi criada em abril de 2003 pelos sócios Jefferson Chama e José Fernando Leonardi. Esta se encontra localizada na Rua Aristeu Targa, Nº. 2915, Bairro: Distrito Industrial Edgard Archimedes Beolchi Filho, na cidade de Cedral – SP, CEP: 15895-000.

 A empresa de pequeno porte, segundo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com sua extensa área física conta com aproximadamente 40 mil metros quadrados utilizados. Tudo começou quando os dois sócios se conheceram em uma antiga indústria de tubos onde trabalhavam como vendedores externos, ao passar dos anos insatisfeitos e querendo alcançar algo maior, Fernando e Jeferson decidiram juntos abrir uma loja de materiais para construção. Um certo dia, eles tiveram a ideia de comprar tubos e terceirizarem a uma outra empresa onde eram feitas roscas de encaixes para serem usados em sistemas de irrigação, vendo uma alta demanda no consumo deste produto, perceberam que estavam gastando muito com a terceirização do mesmo e assim em 2006 surgiu a Qualytubo, uma empresa que tem como seu foco principal o mercado de poços artesianos onde trabalha como sua linha de tubos geomecânicos.

As atividades principais da empresa, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) são:

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL 
22.29-3-03 - Fabricação de artefatos de material plástico para uso na construção, exceto tubos e acessórios

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS 
22.23-4-00 - Fabricação de tubos e acessórios de material plástico para uso na construção

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA 
206-2 - SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA

  1. FORÇA DE TRABALHO

As pessoas são um elemento essencial à existência das organizações; para muitos autores, são a sua principal fonte de vantagem competitiva. Como organização é um grupo estruturado de pessoas que se juntam para alcançar os mesmos objetivos em comum, inerente a seu funcionamento está a necessidade de gerir os esforços e as atividades das pessoas que a compõem. (SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, Person Education do Brasil, São Paulo, 2 ed, p. 107, 2013).

 

         Hoje a empresa conta com um total de 66 colaboradores, cada um resignado para exercer sua respectiva profissão a qual foi contratado, não havendo assim desvios de funções.

        A empresa conta com um amplo refeitório, trazendo assim um conforto para que seu colaborador possa se alimentar, não se preocupando em ter que levar sua própria refeição. É cobrado apenas um valor simbólico por refeição de R$ 2,35 para cada funcionário, deixando claro que não é obrigatório o colaborador fazer a refeição dentro da indústria podendo optar com almoçar em sua casa.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (120.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com