TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PROJETO INTEGRADO MULTICIPLINAR IV – PARTE FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  23/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO PROJETO INTEGRADO MULTICIPLINAR IV – PARTE FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA.

  1. Conceitos da Gestão Financeira

 A Gestão Financeira tem por objetivo planejar, organizar, analisar e controlar as atividades financeiras da empresa. O gestor financeiro tem a responsabilidade de fazer o gerenciamento das finanças da empresa com o objetivo de trazer mais lucro para organização.

 Em busca dos seus objetivos, as empresas se associam e se organizam de forma coerente, todas distintas funções próprias aos processos operantes, com a finalidade de efetivar atividades especificas.

 Essas associações integram e criam relatórios, análises, demonstrações entre outras várias funções, as informações financeiras é um dos processos mais importantes para empresa, seja no planejamento, execução, ou controle definido como objetivo.

 Com a verificação das distintas atividades empresariais, observamos a necessária criação de relatórios e demonstrações que comprovam efetivas informações que demostra o cenário do patrimônio e a formação dos resultados.

 Com o levantamento exato das demonstrações a empresa poderá tomar suas decisões.

 Para a empresa alcançar seu objetivo, a empresa precisa estar estruturada com profissionais competentes e comprometidos com as operações e seus registros.

Conforme definição de Cardoso (2015), estas são demonstrações contábeis elaboradas numa base que seja direcionada a atender as necessidades gerais de informação financeira de uma ampla gama de usuários (investidores e credores, potenciais e efetivos) que não estão em posição de exigir demonstrações feitas sob medida para atender suas necessidades particulares de informação.

São elas: O Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício; a Demonstração dos Fluxos de Caixa; e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

Dentre o rol das demonstrações emanadas do sistema contábil, destacamos o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

 Independente do porte da organização o gestor deve desenvolver o melhor gerenciamento para trazer os melhores resultados para organização.

  1. Sistema de Controle Gerencial

 Após a junção em 2008 entre o banco Itaú e o Unibanco o Itaú Unibanco se tornou o maior banco privado do Brasil. Presente em 18 países e territórios o Itaú Unibanco possuí uma grande quantidade de produtos e serviços financeiros no Brasil e no exterior a clientes pessoas físicas e jurídicas. Atuando em todas as modalidades, na atividade bancária por meio de suas carteiras: comercial; de investimento; de crédito imobiliário; de crédito, financiamento e investimento; de arrendamento mercantil e de operações de câmbio. (ITAÚ UNIBANCO   Apresentação Institucional 3T21, 2021, p 07).

Definido por fusões, aquisições e alianças comerciais o Itaú vem crescendo cada vez mais.

 É preciso um processo constante de acompanhamento e controle do capital pois é a peça essencial para a saúde financeira da empresa e o êxito operacional da empresa.

 A gestão de Capital é uma estratégia contábil para se ter o equilíbrio para cumprir com suas obrigações nas datas previstas. Minimizando os riscos de encerramentos operacionais e problemas legais.

[pic 1]Fonte: Apresentação Institucional Itaú Unibanco Holding S.A. 3T20

 Os ativos que têm muitas chances de não obter lucros são vistos como mais arrojados do que outros com menos chances de prejuízo. Assim a apalavra risco é usada como alternativa ao termo incerteza, quando se refere á variabilidade de retornos ligados a um dado ativo (Gitman, 1997, p. 202)

  1. Gerenciamento de Risco de Capital

 

Gerenciamento de risco e considerado pelo Itaú Unibanco um recurso fundamental para aperfeiçoa e escolher as melhores oportunidades de negócios e valores para os acionistas.

Identificar os riscos auxilia implementar medidas para eliminar risco que possa complementem as estratégias, negócios, suporte, objetivos e impactos nos resultados, no capital, na liquidez e na reputação do Itaú Unibanco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (360 Kb)   docx (247.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com