TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros de medição de estabilidade

Artigo: Parâmetros de medição de estabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

A primeira dimensão é a AMBIENTAL, de um modo geral define em absorver recursos do meio ambiente, mas também fornecer maneiras deste se auto-reparar, uma idéia seria desmatar arvores em uma área destinada a replantio servindo assim como padrão o “produzir e consumir”.

A Segunda dimensão é a ECONOMICA que consiste em melhorar as condições de trabalho para um aumento da eficiência dos recursos obtidos no ecossistema, procurando formas mais baratas de energia e que que elas sejam renováveis, aumentando a economia sem prejudicar o planeta.

A terceira é a dimensão SOCIAL que supõe que todos os indivíduos de uma sociedade tenham pelo menos o mínimo para sobreviver dignamente e que ninguém absorva bens e recursos naturais ou mesmo energéticos que sejam prejudiciais a outros, eliminando a pobreza e definindo um padrão de desigualdade social aceitável, delimitando limites de mínimo e máximo de utilização dos recursos e bens naturais.

A quarta dimensão seria a CULTURAL que de maneira coerente coloca em questão o usufruir de um produto ao invés de consumi-lo apenas, alterando assim o modo de pensar dos cidadãos, mostrando uma nova cultura de pensamento, como “não ter mais e sim ter melhor”, mudando o estilo de vida para um modo mais útil.

E por fim a ÈTICA SOLIDARIA que como diz o autor serve como uma linha transversal, explica que devemos ter ética com os excluídos de hoje para que no amanhã não tenhamos mais esta tal exclusão social.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

 Dimensão Ambiental

 Dimensão Econômica

 Dimensão Social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta é tecnológica: é a capacidade que o homem tem para inventar utilizando todos os limites dos recursos naturais a segunda reside na mudança de atitude em relação à produção e do consumo que esta levando os nossos recursos ao seu limite e a terceira é a possibilidade de não conseguirmos mais evitar catástrofe que assim nos levaria a extinção, seria a não resposta.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com