TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos Para Construçao Do TCC

Dissertações: Passos Para Construçao Do TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  4.601 Palavras (19 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 19

TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)

Orientações de Metodologia Científica para Produção de TCC.

O objetivo primordial na exigência de um padrão na apresentação dos trabalhos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados e registrá-los em caráter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa.

A metodologia adotada na formulação do TCC, ou seja, sua estruturação, foi baseada em outras bibliografias de especialistas na área de Metodologia do Trabalho Científico, seguindo os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Foram consideradas as seguintes normas: NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028, NBR 6034, NBR 10520, NBR 12225 e NBR 14724, com atualização válida a partir de 17.04.2011.

1 FORMATO (margem, espacejamento, indicativos de seção, paginação, abreviaturas e siglas, ilustração, tabelas, títulos)

Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados na cor preta. Recomenda-se o uso do anverso e verso da folha, utilizando-se da fonte Arial, justificado e com a indicação de parágrafos. Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o trabalho; menor e uniforme para citações longas (com mais de três linhas), legendas e fontes das ilustrações e tabelas, paginação e notas de rodapé.

No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar também um recuo de 5 cm da margem esquerda.

1.1 MARGEM

margem superior: 3,0 cm

margem inferior: 2,0 cm

margem esquerda: 3,0 cm

margem direita: 2,0 cm

1.2 ESPAÇAMENTO

- Todo texto deve ser digitado, com 1,5 de entrelinhas.

- As citações longas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira deverão ser digitados em espaço simples.

- O título deve ser separado do texto que os precede, ou que o sucede, por uma entrelinha de 1,5.

- As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

- Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica (a parte delimitada entre as margens) para a margem direita.

- Os títulos, sem indicativo numérico – errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos e índices – devem ser centralizados. (tamanho 12, negrito, maiúsculo).

- A folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe devem apresentar-se sem título e sem indicativo numérico.

- Equações e fórmulas, facilitando a leitura, são destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros).

1.3 INDICATIVOS DE SEÇÃO

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título com alinhamento esquerdo, separado por um espaço de caractere. Não devem ser utilizados ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título.

Os títulos de sessão primária devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

Todas as seções devem conter um texto relacionado com elas.

Se houver APÊNDICE e ANEXO, devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Utilizam-se letras maiúsculas dobradas para sua identificação, quando esgotadas as letras do alfabeto.

EXEMPLO:

1.4 PAGINAÇÃO

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha (a 2 cm da borda). Se utilizado o verso da folha, a numeração deverá ser colocada no canto superior esquerdo da folha.

Se o trabalho tiver mais de um volume, deve ser mantida uma única numeração das folhas do primeiro ao último volume.

Os apêndices e anexos devem ter suas folhas numeradas de maneira contínua, seguindo a paginação do texto principal.

1.5 ABREVIATURAS E SIGLAS

Quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso e, entre parênteses, a abreviatura ou sigla.

Ex. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

1.6 ILUSTRAÇÕES

Figuras (organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, fotografias, gráficos, mapas, quadros, retratos, plantas e outros) constituem unidade autônoma e explicam, ou complementam visualmente o texto, portanto, devem ser inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem. Sua identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (figura, desenho etc.). Após a ilustração (citada e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere), na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão, se houver.

Figura 1 - LEITURA INTELIGENTE EM FORMA DE MAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com