TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia 2 Semestre

Trabalho Escolar: Pedagogia 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho iremos analisar a participação do Pedagogo e do Professor na organização da rotina escolar, e entendermos que, a dinâmica do trabalho deve se configurar numa parceria, na qual ambos, criticamente, apresentam identidade e posições definidas, que permitam, momentos de reflexão, critica e indagação a respeito de seu próprio desempenho como profissionais que, trabalhando na escola, também tornam-se sujeitos que ensinam e aprendem.

Destacaremos também como cada disciplina deste semestre pode ser importante para nossa formação como pedagogo.

DESENVOLVIMENTO

Para um bom desempenho do Pedagogo no ambiente escolar destacaremos algumas atribuições:

Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico e do plano de ação da escola. O Projeto Político-Pedagógico legaliza o trabalho na escola, servindo-se como ponto de apoio à organização prática.Ele é o norte para a definição do papel do pedagogo na escola, que conduzirá as ações por meio da organização coletiva, partindo dos princípios da democratização e apoiando-se em referencial teórico que possa garantir uma proposta sólida, com objetivos bem definidos.

Para Veiga (1998, p. 9):

O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo.

Orientar o processo de elaboração dos planejamnetos de ensino junto ao coletivo de professores da escola. Pensar a relação entre pedagogo e regente de sala implica pensar a prática cotidiana da escola. E a prática cotidiana da escola está intimamente ligada à presença do professor regente de classe, profissional que regula e administra, diretamnete com os alunos, o trabalho didático-pedagógico em sala de aula. O trabalho do professor dá sentido ao trabalho do pedagogo no interior da escola, aponta seu objeto de ação e ajuda a refletir como desenvolver a ação. As reuniões pedagógicas, conselhos de classe e cursos de capacitação podem significar uma intervenção comprometida com uma prática transformadora para ambos, equipe padagógica e docente.

“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)

Atuar, junto ao coletivo de professores, na elaboração de projetos de recuperação de estudos a partir das necessidades de aprendizagem identificadas em sala de aula, de modo a garantir as condições básicas para que o processo de socialização do conhecimento científico e de construção do saber realmente se efetive. Muitos alunos afirmam que, seu aproveitamento escolar poderia ser melhorado com o auxílio da Supervisão. Determinadas atitudes do pedagogo permitem o estabelecimento de relações afetivas com os alunos, as quais podem acabar influenciando em seu comportamento, na motivação para o estudo e em como lidar com as dificuldades de ensino e aprendizagem.

Organizar a realização dos conselhos de classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão-ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e em sala de aula, além de coordenar a elaboração de propostas de intervenção decorrentes desse processo. O Conselho de classe deve ser entendido como um importante momento de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Deve contar, na medida do possível, com a participação de todos os membros da comunidade (professores, direção, pedagogo, alunos e pais) para que se tenha a oportunidade de uma visão de conjunto e de forma coletiva promovam discussão acerca do processo de ensino e aprendizagem visando o favorecimento, a integração e a sequência de conteúdos curriculares em cada série. Atualmente o Conselho de Classe tem como plano de ação a análise do rendimento global de cada turma, valorizando-se os aspectos quantitativos e qualitativos dos alunos.

Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais. Uma das questões fundamentais de serem trabalhadas no cotidiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com