TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL 5º SEMESTRE PEDAGOGIA UNOPAR

Ensaios: RELATÓRIO FINAL 5º SEMESTRE PEDAGOGIA UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  9.225 Palavras (37 Páginas)  •  5.589 Visualizações

Página 1 de 37

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

Patrícia Braga Carvalho Ferreira

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

Contagem

2014

PATRÍCIA BRAGA CARVALHO FERREIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II– EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Lucí Mara Sinkoç Daschevi

Tutor de sala: Valéria de Fátima Romeiro

Contagem

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 05

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 08

2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 25

2.4 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO................. 31

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................. 31

MOSTRA DE ESTÁGIO..................................................................................31

REFERÊNCIAS 32

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações do Estágio Curricular ObrigatórioI-Gestão –realizado no 5º semestre do curso de Pedagogia na Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR , realizado no Centro de Educação Infantil Popotinha LTDA que utiliza o nome fantasia “INSTITUTO CEIP” localizada na Av Coronel Jove Soares nogueira nº26-Pq Riacho das Pedras-Contagem/MG atende educação infantil e fundamental I .

O relatório tece considerações sobre a observação realizada no cotidiano da instituição e seu funcionamento como um todo. A leitura e compreensão do Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar leva a reflexão sobre a gestão democrática participativa proposta é a vivida no interior da escola e norteia o pedagogo no desenvolvimento do seu projeto de atuação.

A observação é fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência para atuar com os educandos e compreender como o pedagogo participa da gestão nos espaços educativos.

A observação foi encantadora, rica e participativa, pois é impossível não estar junto aos educandos e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

O Centro de Educação Infantil Popotinha é uma escola particular da rede de ensino. Funciona nos horários da manhã e tarde atendendo 108 alunos dentro das modalidades de educação infantil e fundamentalI .

A sua estrutura física é composta por: 7 salas de aula, secretaria, pátio interno, pátio externo, refeitório, cozinha, sanitário feminino, sanitário masculino, sanitarios para professore, blblioteca e sala de dvd e TV.

No seu mobiliário contém:125 cadeiras, 60 mesas individuais, 16 mesas de 4 lugares,7 quadros brancos,9 ventiladores, 4 bebedouros,3 copiadoras,2 televisões, 2 dvd, 6 aparelhos de som, 2 computadores de uso da secretaria com acesso a internet,1 biblioteca professor e aluno adequada ao público atendido contendo livros didáticos literatura infantil e infanto juvenil e pesquisa.

Biblioteca da instituição contempla diversas coleções de livros e revistas para a educação infantil e séries Iniciais e formação pedagógica dos professores somando um total aproximado 1200 livros.

A sala de video/música é adequada ao público infantil e para séries iniciais - com expressiva quantidade de CD e DVD: Coleção variada de filmes em DVD com aproximadamente 250 filmes/documentários para educação Infantil e séries Iniciais. DVDs de Literatura Infantil, DVDs Educação Especial, coleção de vídeo do IBGE entre várias outras obras.

Existem materias para a pratica de educação física: Damas, xadrez, bingo, bolas de vôlei, futebol e handebol, bambolê, corda, rede, dominó, bingo. E materiais para a pratica de educação artística: Tintas, pinceis, canetinhas, tesouras, folhas, cola, giz, lápis de cor, lápis para desenho, fitas, réguas, revistas, jornais, balões, palitos.

A escola adota um Kit ditático da Editora Positivo de Ensino para cada série específica complementando com projetos e matrizes elaborados pela equipe pedagógica junto ao corpo docente.Para apoiar e complementar as aulas existem os materiais didáticos como: fantoches,araras de fantasias femininas e masculinas, material dourado, blocos lógicos, dados, boliche temático, EVA e materiais diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com