TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia 5 Semestre

Dissertações: Pedagogia 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  7.051 Palavras (29 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 29

1 INTRODUÇÃO

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho do coordenador pedagógico, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil deste estabelecimento de ensinoNas observações em sala de aula foi registrado a prática docenteassim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: brincadeiras, roda de história, roda de. O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

O Estágio é uma disciplina que articula a teoria com a prática, proporcionando ao estagiário, experiências práticas que complementam o seu aprendizado teórico. A primeira etapa foi à observação das atividades de regência, onde podemos analisar a prática do professor conciliando com as teorias aprendidas em sala de aula, foi também onde podemos destacar alguns pontos positivos e outros negativos da práxis docente do qual nos baseamos para a segunda etapa do estágio, onde realizamos a regência na qual foi bastante significativa para construção do nosso próprio conhecimento. Foi através do estágio supervisionado que podemos criar uma reflexão maior sobre o compromisso político do educador e da responsabilidade que o professor assume quando está diante de indivíduos em formação. Por isso torna-se fundamental a realização do estágio como forma de aproximar os futuros docentes da realidade do cotidiano escolar, colocando-os em contato com a relação teoria e prática para que os mesmos possam refletir e analisar suas potencialidades, limitações e auto avaliar-se quanto ao seu preparo, competência e responsabilidades.

Foi muito importante para mim esse estágio, pois percebi que realmente é essa profissão que quero.Conhecer a realidade das pessoas nos faz crescer, aprendemos e passamos conhecimento,é muito gratificante ver o crescimento das crianças em todos os aspectos.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO: O estágio será realiza na Escola Municipal Rio Branco, com carga horaria de quatro horas diárias.

- -Observar as atividades diárias da equipe: Orientação, coordenação, professores e alunos Observe material em ANEXO

Descrever o Estágio que será realizado, carga horária, entre outros,

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica.

As percepções neste estágio foram voltadas à observação do comportamento tanto dos alunos como da professora,e coordenação, neste sentido, pude constatar algumas teorias comportamentais e de aprendizagem.

Comecei o estágio no período da manhã, do dia 15 de abril de 2013. Observei as aulas, como é a rotina das professoras, alunos, direção e orientação.

A escola possibilita o aluno a inserir-se na sociedade ,e assim, a sociedade pode desenvolver-se e buscar um progresso social. possibilitar ao aluno o contato com a realidade, O papel do pedagogo é de extrema importância em um espaço escolar, sendo capacitado para desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem na organização. Ajuda a sensibilizar e capacitar o professor, visando a parte teórica, metodológica com formação contínua (tanto psicológico quanto intelectual) para mudar a forma de ensinar e adaptar o que vai ensinar. Ajuda a buscar métodos, recursos para ajudar o aluno das suas necessidades e aproximar professor e aluno. A escola é o primeiro lugar que a criança frequenta forra do seu círculo familiar a maneira como ela é tratada lá pode marcar toda a sua vida. Por isso quando dizemos que alguém é “especial” automaticamente imputamos a ele um significante que o distingue dos outros. Tudo que ele vier a produzir ou deixar de produzir será vista por essa característico que não resultará bem.Uma das funções do orientador educacional é observar os detalhes do cotidiano escolar e descobrir se ocorrem situações em que a criança com deficiência ou necessidade especiais de aprendizagem estejam sendo rotuladas, intencionalmente ou não. Ele pode oferecer à equipe pedagógica a todos os funcionários-também são educadores- as informações necessárias para que possam exercer o papel de agentes da socialização desses alunos a assegurar que as condições de aprendizagem de todos estejam garantidas. Estudando juntamente com o professor particular de cada aluno, para assim planejar juntos as ações como atividades em que possa demonstrar suas habilidades, para a turma além da conversação e conscientização. Com certeza , o bom planejamento facilita todo o aprendizado. A organização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno com as atividades da sala de aula, por que o professor planeja atividades diferenciadas para fazer as adaptações necessárias, fazendo com que os alunos aprendam as mesmas coisas que os demais alunos da classe, mesmo que de maneira diferente.

A maior dificuldade que o professor encontra ao tratar com o aluno portador de necessidade especial em sala de aula é motivar, cativar, conquistar (na maioria dos alunos o problema é comportamental), apresentam rebeldia, são agressivos e intolerantes e também a falta de materiais específicos de acordo com a necessidade do aluno . A dificuldade em auxilia-lo em particular e dar atendimento.

O aluno com problemas na linguagem (na fala) o professor deve orientar os demais da turma a ter respeito, ao colega, não fazer criticas, mais sim, tentar ajuda-lo de forma harmoniosa onde não prejudique-o de forma alguma “Dialogar, trocar experiências, debater duvidas, orientar nas carências propor desafios, incentivar reflexões, criar intercâmbios entre a aprendizagem e a sociedade real em que nos encontramos. Colocar o aprendiz frente a frente com as questões éticas, sociais e profissionais. Transmitir conhecimentos de varias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com