TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Hospitalar

Artigos Científicos: Pedagogia Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 9

GRUPO CONTINENTAL

FACULDADE DE PEDAGOGIA

(TEMA: PEDAGOGIA HOSPITALAR)

Alunos: Adria Simone

Fabiana da Silva de Souza

Jucilene Almeida

Leane Samara Pinto Xavier

Naime Broni Feitoza

Monte Alegre – PA Julho – 2013

RESUMO DE PEDAGOGIA HOSPITALAR

A hospitalização infantil tem sido um tema de constante interesse entre vários profissionais da saúde e da educação que se preocupam com o processo de desenvolvimento global da criança.

Várias experiências, bem sucedidas, que envolvem o trabalho educacional com a criança hospitalizada e o ambiente hospitalar, apontam para a necessidade de se considerar uma nova abordagem sob as características e definição das necessidades educacionais conhecidamente defina no âmbito escolar.

Por outro lado a nova compreensão sobre o conceito de saúde, antes considerado apenas o “ estado de bem estar físico, mental e social”, agora compreendido como “ um conjunto de condições criadas coletivamente, no sentido de permitir a uma sociedade produzir e reproduzir-se de modo saudável com condições objetivas de vida, de forma a sentir-se capaz de integrar-se física e socialmente no seu meio.

Nesta nova abordagem a atuação do Pedagogo no Hospital, tanto nas classes hospitalares, quanto no trabalho de recreação terapêutica é de fundamental importância, como parte de uma equipe multi e interdisciplinar. Busca, não só oferecer apoio para a compreensão das fases cognitivas, mas quanto aos aspectos educacionais inseridos no seu tratamento clínico, que tem garantia na legislação federal: “o direito destes pacientes de desfrutarem alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência no hospital” (Declaração dos direitos da criança e do adolescente). Também fundamenta este aspecto, quando afirma que “os hospitais” , no caso de crianças com doenças crônicas, têm de criar condições educacionais, tutoriais e/ou apoio especializado, para a sua atenção e promover o seu desenvolvimento e aprendizagem.

OBJETIVO GERAL:

Apresentar a modalidade de ensino denominada Pedagogia Hospitalar e discutir como esta modalidade pode contribuir com os profissionais da educação e da saúde, a partir do domínio de suas bases legais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1-Organizar elementos conceituais de um corpo de informações relativos ao atendimento pedagógico e educacional a criança e jovens hospitalizados;

2 - Dimensionar as diferentes correntes didático-metodológicas para servirem de apoio à prática da equipe de saúde com os pacientes pediátricos;

4 - Contextualizar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, mediante a observação das reais possibilidades das crianças e dos adolescentes hospitalizados, buscando o seu desenvolvimento integral.

ÉTAPAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR

1-Você sabe o que é Pedagogia Hospitalar? Muito se tem falado sobre Qualidade de Vida, de como aplicá-la aos seus dias de forma a viver sua saúde física e mental em equilíbrio, de estar de bem consigo, com as pessoas, em harmonia com a vida. A Pedagogia possui vários ramos de estudos e um deles é a pedagogia hospitalar que oferece ao paciente assistência no que se refere ao oferecer um atendimento emocional e humanístico. Pacientes que apresentam dificuldades na adaptação no espaço hospitalar são alvos do trabalho do pedagogo. A Pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento à criança hospitalizada, e em muitos hospitais do Brasil tem se enfatizado a visão humanística. Como pratica deste trabalho Humanista Como pratica deste trabalho Humanista, o nosso trabalho deverá ser o de ter os olhos voltados para o ser global, e não somente para o corpo e as necessidades físicas, emocionais, afetivas, e sociais do individuo.

2-Legislação e Direitos da Criança e do Adolescente: A secretaria de Educação Especial do MEC reconhece a Classe Hospitalar como sendo uma das modalidades de atendimento educacional às crianças e jovens internados que necessitem de educação especial e que estejam em tratamento hospitalar. Todo o aluno que frequenta a classe possui um cadastro com os dados pessoais, de hospitalização e da escola de origem. Ao final de cada aula o professor faz os registros nesta ficha com os conteúdos que foram trabalhados e outras informações que se fizerem necessários. O aluno que frequenta a classe por três dias ou mais é realizado contato telefônico com sua escola, comunicando da sua participação na classe e obtendo-se informações referentes aos conteúdos que estão sendo trabalhados, no momento, em sua turma. Após alta hospitalar, é enviado relatório descritivo das atividades realizadas, bem como do seu desempenho, posturas adotadas, dificuldades apresentadas. Para que este seja legitimado, é necessário o carimbo e assinatura do diretor (escola da Rede Regular Estadual) a fim de encaminhá-lo à escola de origem.

3-Classes Hospitalares e Direito à Educação: A implantação da Classe hospitalar nos hospitais pretende integrar a criança doente no seu novo modo de vida tão rápido quanto possível dentro de um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contato com seu mundo exterior, privilegiando suas relações sociais e familiares.A classe hospitalar constitui uma necessidade para o hospital, para as crianças, para a família, para a equipe de profissionais ligados a educação e a saúde. Sua criação é uma questão social e deve ser vista com seriedade, responsabilidade e principalmente promover uma melhor Qualidade de Vida. Toda e qualquer criança tem direito a educação! Sendo ela praticada tanto dentro de um ambiente escolar como fora dele, é o que nos afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brincar promove o bem estar físico e social no ambiente hospitalar. O brinquedo teca no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com