TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia No Brasil

Monografias: Pedagogia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 17

A PEDAGOGIA NO BRASIL DEMERVAL SAVIANI

A palavra “glossário’’ provém do grego “glossarion’’, que por sua vez deriva de “glossa’’, que significa língua. Glossário significa então o conjunto de palavras da língua referida a uma área de conhecimento apresentadas com os respectivos significados.

O glossário pedagógico que apresento ao leitor é distinto, portanto de um “dicionário de pedagogia”. Este procura registrar, senão todos, a maioria dos termos constitutivos do campo pedagógico, descrevendo-os com relativa extensão.

O glossário foi construído dispondo, preliminarmente, as grandes concepções seguidas das várias teorias ou propostas pedagógicas apresentadas, como é próprio dos dicionários e enciclopédias e, evidentemente também dos glossários, em ordem alfabética.

Concepção pedagógica

A expressão concepções pedagógicas é correlata de “idéias pedagógicas”. significa então o modo de operar e de realizar o ato educativo.as concepções educacionais de modo geral envolvem três níveis:

Filosofia da educação: busca explicitar as finalidades os valores de uma visão geral do homem mundo e sociedade com vistas a orientar e compreender o fenômeno educativo.

Quando a teoria da educação com a da pedagogia ale de se compreender o papel da educação na sociedade a teoria da educação se empenha em sistematizar também as metodologias os procedimentos visando dar maior eficácia ao ato educativo proposto. podemos assim entender as concepções

pedagógicas como diferentes maneiras pelas quais a educação é compreendida e praticada.dentre essas concepções existem variações e características peculiares.

Uma delas é a concepção pedagógica chamada de moderna ou nova de uma visão renovadora busca na existência na vida e na atividade uma visão filosófica, considerando a natureza humana mutável determinada pela existência. Na visão tradicional o homem adulto era aço como ser completo pronto e assim considerando a criança um ser em sem experiências e, portanto incompleto. já na visão moderna o homem é considerado completo desde seu nascimento e inacabado até morrer, sendo assim um ser adulto não pode servir de paradigma para sua existência, razão pela qual a educação passa a olhar a criança com outra visão.sendo assim o ponto de vista pedagógico mudou-se do intelecto para a pratica para as vivências, do lógico para o psicológico de conteúdos para aplicação de métodos, de docente para discente visando interesse,disciplina, iniciativa de quantidade para qualidade.

De uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência para uma pedagogia baseada na biologia e na psicologia.

A concepção pedagógica produtivista postula que a educação é um bem de produção e não apenas um bem de consumo. as analises que serviram de base para essa concepção foram a teoria do capital humano fundamentada filosoficamente pelo positivismo na versão estrutural-funcionalista.o caráter produtivista dessa concepção pedagógica

destaca a importância da educação no processo de produção econômica na visão externa já na visão interna busca a produtividade de resultados com o mínimo de desperdício.

Na visão do autor a concepção pedagógica tradicional busca uma visão existencialista da filosófica do homem centrada no educador no professor no intelecto na transmissão de conhecimentos dos professores para seus alunos.

A verdete leiga da pedagogia tradicional surge como grande instrumento de realização dos ideais liberais a implantação da escola pública, universal gratuita, leiga e obrigatória.

Já a concepção pedagógica tradicional religiosa tem como base a filosófica as correntes do tomismo do neotomismo que constituem a referência fundamental da educação católica.

As concepções pedagógicas contra-hegemônicas colocam a educação a serviço das forças que lutam para transformar a ordem vigente visando a instaurar uma nova formulação da sociedade.

A pedagogia do aprender a aprender tão importante da atualidade valoriza o processo de convivência entre as crianças, da relação entre elas e os adultos de sua adaptação a sociedade, no contexto atual ganha uma nova conotação. Hoje se busca aprender a aprender a necessidade da empregabilidade, pois os ajustes da vida moderna são constantes.

A pedagogia brasílica é a denominação dada à orientação que os jesuítas procuraram implantar ao chegar ao Brasil, em 1549, sob a chefia do padre Manuel da Nóbrega.

Nóbrega elaborou um plano de estudos que

se iniciava com aprendizado do português para os índios prosseguia com doutrina cristã, e a escola do ler e escrever e opcionalmente, canto orfeônico e musica instrumental.

Culminava de um lado com o aprendizado profissional agrícola e de outro lado, com a gramática latina para aqueles que se destinavam a realização de estudos superiores na Europa na Universidade de Coimbra.

Esse plano não deixava de conter uma preocupação com a realidade procurando levar em conta as condições especificas da Colônia. dai a denominação de “Pedagogia Brasílica”.contudo sua aplicação encontrou oposição no interior da própria ordem jesuíta e acabou sendo suplantada pelo plano geral de estudos organizado pela Companhia de Jesus e fundamentado no RATIO STUDIORUM, que se tornou obrigatório em todos os colégios da ordem a partir de 1599.

Pedagogia do Campo

Pedagogia do campo é uma expressão que se manifesta no contexto do movimento denominado educação básica no campo. Esse movimento visa mobilizar os habitantes do meio rural para obter a implementação de políticas sociais voltadas não apenas para assegurar o direito à educação rural. Mas também sobre a reflexão e elaboração teórica de princípios políticos pedagógicos articulados as praticas educativas desenvolvidas no interior das lutas sociais levadas a efeito pelos povos do campo.

Outra denominação afim com pedagogia do campo e que também circula no âmbito do MST é a pedagogia da terra.

Pedagogia católica

A pedagogia católica constitui a manifestação mais vigorosa da concepção pedagógica tradicional no Brasil, defendendo o primado da família e da igreja sobre o estado em matéria de educação, advoga o subsídio público às escolas católicas. os católicos defendem que apenas a igreja tem condições de educar em sentido próprio.Por isso a denominação de pedagogia integral uma vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com