TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Social no Brasil

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 2

A Pedagogia Social no Brasil

No Brasil, a Pedagogia Social é uma área recente, as publicações e discussões da área estão sendo formuladas cada vez mais em diferentes lugares, com diferentes enfoques. Conhecer os fundamentos da Pedagogia Social, possibilita compreender diferentes concepções a respeito das formações do sujeito, seus direitos e deveres. Conhecer como se constitui e como se organiza a Pedagogia Social, possibilita entender a respeito do tempo e espaço nos quais ocorrem as ações educativas.

De acordo com os autores, vários artigos que tratam do tema em questão, trazem  incertezas e divergências sobre conceitos  a respeito da estrutura e da finalidade da Educação não Formal e da Pedagogia Social. Os autores desses artigos não desvalorizavam a escola formal, mas se baseavam em mecanismos excludentes que ela produzia a partir de processos formais de aprendizagem.

A produção sobre Pedagogia Social, procurava situar novas características educacionais e pedagógicas a serem trabalhadas na constituição dos sujeitos sociais.

Em relações sociais nas quais os homens se constituem como sujeitos sociais e históricos, a Pedagogia Social age como mediadora deste processo. Caliman (2006, p.5) defende a Pedagogia Social como uma ciência em construção e voltada para as classes populares. Segundo o autor, existe uma diferença entre a Pedagogia Escolar e Pedagogia Social. A Pedagogia Escolar tem toda uma história e é amplamente desenvolvida pela didática, ciência ensinada nas universidades; já a Pedagogia Social, se desenvolve dentro de instituições não formais de educação e é uma disciplina mais recente. Nasce e se desenvolve de modo particular no século XIX como resposta às exigências da educação de crianças e adultos que vivem em condições de marginalidade, de pobreza, de dificuldades na área social. Em geral essas pessoas não puderam frequentar as instituições formais de educação.

Os autores citam que no Brasil os cursos de Pedagogia ainda continuam formando pedagogos para trabalharem  principalmente no ambiente escolar: na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Poucos cursos discutem a formação a formação especifica para atuação em espaços não formais de educação.

A Educação não formal e a Pedagogia Social apresentam relações com a educação popular no Brasil, porém existem algumas diferenças. O que existe em comum é a necessidade de se discutir a libertação dos sujeitos através de processos educativos críticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com