TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Social

Exames: Pedagogia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No mundo contemporâneo presenciamos diariamente uma constante mudança na sociedade. A cada dia novos acontecimentos e novas tecnologias surgem, trazendo na bagagem meios capazes de influenciar a vida, o comportamento e o desenvolvimento dos indivíduos.

A pedagogia basicamente procura entender a melhor maneira de lidar com essas contínuas alterações tanto social, como educacional, relacionando a solução com a realidade presente no meio social em que se convive, de forma que as diferenças serão respeitadas.

A pedagogia na construção do ser:

social, critico e moral

A pedagogia tem uma forte relação com a psicologia, sendo ela uma facilitadora no processo de desenvolvimento e aprendizagem, isso por que ela permite compreender o comportamento do sujeito em diversas etapas da vida.

O especialista em educação deve ser um facilitar para o aluno nesse processo. Porem, isso nem sempre é possível, já que muitos profissionais infelizmente ainda não tem capacitação o suficiente para lidar com determinadas situações. Desta forma, consequentemente acabam gerando um serie de problemas significantes para que o êxito do indivíduo e da comunidade que esta inter ligada a ele.

Sabemos que e necessário haver certa maturidade, para desenvolver qualquer atividade, já que na espécie humana as características não são herdadas biologicamente, ou seja, o ser humano é construído através das relações estabelecidas com o ambiente social e físico, sendo assim historicamente formadas.

Apesar de existirem tipos de educação, com conceitos diferentes, devemos exigir que o foco principal de todas seja a formação de cidadãos éticos, moralmente críticos, porque o resultado alcançado será uma sociedade justa, com direitos e deveres respeitados. A inclusão é um forte utensílio a quebra de barreiras, que foram culturalmente construídos, como o preconceito e a desigualdade.

Nascemos com determinadas características físicas do tipo: cabelos, cor da pele, olhos, forma do nariz, e não somos culpadas por te- las, é fundamental o respeito de todos, por que a indiferença só gera indiferença e ainda pode ainda prejudicar o desenvolvimento psicológico da pessoa excluída. A minoria pode ser torna maioria quando há aceitação no grupo em que a foram colocada. Acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

A Educação Inclusiva vem para ficar no lugar da escola tradicional, onde todos os alunos tinham que se adaptar ao mesmo método pedagógico e eram avaliados da mesma forma. Quem não se adaptasse, estava fora dos padrões considerados aceitáveis e era encaminhado para a classe especial, para a escola especial ou, simplesmente, acabava desistindo de estudar.

O educador tem a missão de fazer o aluno acreditar em sua capacidade e prepara- ló para vida, tendo argumentos e conhecimentos para lutar pelo seu aluno quanto ao espaço escolar, tornando o mesmo, cúmplice de sua aprendizagem.

A escola não pode deixar de ser a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com