TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Social

Trabalho Universitário: Pedagogia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  4.046 Palavras (17 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 17

PEDAGOGIA E INTERVENÇÃO SOCIAL: UM OLHAR AO MOVIMENTO DE EMAÚS COMO UM AMBIENTE SOCIAL

Resumo: O texto trata de apresentar a Pedagogia Social no Brasil fazendo um breve histórico sobre sua origem e suas várias definições apresentadas, trazendo alguns autores que abordam a discussão sobre a pedagogia social, como Quintana, Machado, Moraes, dentre outros autores. Posteriormente discussão de como a Pedagogia Social é retratada no Brasil, quais as contribuições que essa Pedagogia Social traz para os pedagogos. A partir dos estudos, percebemos que a Pedagogia Social, sofre várias definições em seu contexto histórico, tendo diferentes concepções e significados. No Brasil, a Pedagogia Social vem sendo recentemente trabalhada, ganhando um olhar mais cuidadoso já no final do século XIX e início do século XX, com a Lei 9394/96, e atualmente apesar do não reconhecimento merecido, ela se encontra em vários ambientes sociais, e trabalha principalmente através da intervenção educativas em prol da sociedade. Então, a partir dessa discussão, vamos demonstrar como o Movimento República de Emaús vem desenvolvendo essa Pedagogia Social, em meio ao seu ambiente social, apesar de não usar essa nomenclatura em seus projetos, nos focando em um dos seus princípios, as quais as informações foram retiradas do próprio site do Movimento.

Palavra chaves:

Pedagogia Social - Pedagogia - Movimento de Emaús.

Introdução

A Pedagogia Social inicialmente é definida como teoria e como prática de intervenção educativa realizado por educadores e agentes sociais. Colocando à frente a educação e a sociedade como prioridade, sendo trabalhadas em distintos espaços sociais com ações educativas que tentam combater e amenizar os problemas sociais.

Internacionalmente, ela é concebida por profissionais de várias áreas, é considerada como ciência, como disciplina curricular, área de intervenção sócio-pedagógica, como campo de pesquisa e como profissão. Em vários anos houve negação e resistência pelos educadores escolares e acadêmicos em relação a Pedagogia Social. (MACHADO, 2009). Por que essa negação? Fazer um parágrafo ou complementar esse.

No Brasil, a partir do ano de 1960, se sobressai os modelos de educação popular com a abordagem advinda de Paulo Freire com suas experiências com a educação de jovens e adultos, através disso, obtiveram embasamentos teóricos que influenciou não só em nosso país, mas em todo o mundo. Em relação a isso, a prática pressiona um debate teórico, pois ainda é pouco discutido, apesar de está presente em vários lugares. Mediante a isso, iremos apresentar um breve contexto histórico sobre a Pedagogia Social, e de como ela está sendo abordada em nosso país e a contribuição dela aos pedagogos. Por último, e os reflexos da pedagogia social no

trabalho do Movimento República de Emaús.

Breve histórico da Pedagogia Social

No mundo clássico até a metade do século XIX, já se constava indícios sobre a Pedagogia Social, com as questões sociais trazidas por filósofos e educadores, como Platão e Pestalozzi. Dessa forma esses pensadores são considerados percursores da Pedagogia Social. Pestalozzi rompe com teologia e os dogmas da igreja e se prende nas atividades educativas, é considerado o fundador da educação autônoma. Comenius foi o primeiro educador a desenvolver uma concepção pedagógico-social de caráter humanístico.

Porém o conceito de “Pedagogia Social” foi usado inicialmente na Alemanha com Karl Mager, em 1844, na “Pegagogische Revue” e o pedagogo Adolph Diesterweg em uma de suas obras, em 1850 “Bibliografia para os Mestres Alemães”, sendo que esse último, trabalhou também o conceito de “Educador Social”. Natorp filosófico neokantiano é reconhecido como o fundador da Pedagogia Social o qual cria uma tendência que é a Pedagogia Sociológica, uma ciência com diversas concepções. (MACHADO, 2008)

A partir da crise econômica industrial na Alemanha e os problemas sócio-educacionais aparecendo exacerbadamente, leva a pedagogia a intervir nesses problemas, partindo das necessidades advindas desses acontecimentos, permite aos educadores a avançar em frente a conceituação da Pedagogia Social.

Nesse sentido, Natorp e seguidores extingue a

pedagogia voltada ao indivíduo, como expressa Quintana (1994, p. 107, apud MACHADO, 2008), “entre indivíduo y comunidade existe uma relaciòn mutua tan estrecha, que e fin de cuentas, carece de sentido la separación extrema de uma pedagogia individual de una social”. Dessa maneira, compreende-se que isso despertou a atenção dos pedagogos sobre novas questões sociais, e contribuíram para debates sobre novas questões e surgimento de novos posicionamentos.

Nohl foi um dos mais importantes da Alemanha, defendeu uma concepção de Pedagogia Social relacionada a educação popular, aonde visava atender as necessidades do período após primeira Guerra Mundial, centralizando sua proposta na forma de solucionar os problemas sociais advindos nesse período. (MACHADO, 2008). Nesse sentido, Fermoso (1994, p. 60) apresenta, “La pedagogía social es la ciência da educación, que no se realiza ni em la família ni em la escola. Por esta razón, se suele hablar de la pedagogia social como de la pedagogia del “tercer espacio” el primero es la familia y el segundo, la escuela”.

Neste sentido, Baumer relacionava o conceito de Pedagogia Social, sendo ela tratada fora da família e da escola, compreende assim, Pedagogia Social como tarefa educativa social e estatal, desde que seja realizada fora do âmbito escolar. Dessa forma, começamos a verificar uma nova representação e um novo avanço na identificação da área, pois a Pedagogia Social

é vista como ciência da ação.

Com as diversidades de práticas pertencentes a Pedagogia Social, Trilla (1996) aborda, a Pedagogia Social está voltada a todos os processos educativos, que compartilham em dois ou três atributos, sendo eles, direcionam prioritariamente ao desenvolvimento da sociabilidade dos sujeitos; tendo destinado aos grupos menos favorecidos, onde estão em situações de riscos; em contexto diferentes ou por meios educativos não formais.

Diante disto, países como França, Portugal, Itália, Espanha e países da América Latina iram apresentar diferentes contextos e concepções dessa pedagogia. Mas que deteremos apresentar os conceitos colocados pelos autores brasileiros, e de que forma ela está sendo tratada em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com