TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL EM QUE SURGE A PEDAGOGIA SOCIAL NA EUROPA

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

LAIZA ZELITA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Jaíba

2016

LAIZA ZELITA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Micaella Pires Silveira

Tutor de sala: Valdelice Gomes Silva

Jaíba

2016


 sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo aprofundar conhecimentos no processo de vivência prático-pedagógica, acerca da Educação Infantil, promovendo uma reflexão sobre a práxis educativa, e nos aproximar do trabalho pedagógico e vivencias no contexto do espaço da realidade escolar. Além de observações e registros e análises de algumas situações diárias da instituição de Educação Infantil, o relatório apresenta um confronto entre teoria e prática a partir da reflexão da realidade vivenciada através das experiências de planejamento e intervenção.

A proposta do projeto de intervenção Educação no trânsito é fazer com que as crianças tenham respeito pelas regras de trânsito e tenham um comportamento adequado e seguro, tanto indiviidualmente, quanto coletivo.

E assim estaremos criando futuros cidadãos conscientes de seus deveres, e que estejam aptos a serem usuários das vias públicas, seja na condição de pedestre,condutor ou passageiro.

Isso faz com que o aluno cresça gerando uma mudança de comportamento e evitando acidentes.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O Estágio Educação Infantil foi realizado no centro municipal de Educação Infantil São Pedro, situada na Rua Edimir Alves ,Jaiba MG.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O Estágio é um processo de aprendizagem indispensãvel na vida de um futuro profissional. É um dos momentos mais importantes para a formação acadêmica. É nesse momento que o futuro profissional  entra em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar teorias adquiridos pela observação de algumas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes.

A experiência do estágio no mundo atual se torna essencial para a formação integral do aluno, considerando que o campo de trabalho requer profissionais com habilidades necessárias para atuar numa realidade multicultural e neoglobalizada.

Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, ou seja, a explicação da realidade por meio de pesquisadores renomados. Muitas vezes, é confuso para o estudante relacionar teoria e prática se não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano frente às informações assimiladas. Dessa forma, é fundamental considerar que o conhecimento vai sendo construído aos poucos e implica um movimento constante de ação-reflexão por parte dos educadores, para que ocorra uma formação integral.

Através do estágio, além do aprendizado, temos a oportunidade de aprimorarmos em nossa formação acadêmica. A necessidade de aprimoramento na formação nos leva a aprofundar nossos conhecimentos, analisar com cautela os conflitos e nos leva a refletir que, enquanto estagiários, ainda existe a possibilidade de não sabermos explicar com clareza as competências que ainda não temos e que precisaremos obter até o final do curso, pois, ao terminar o curso o mundo do trabalho olhará o aluno como um profissional e vai exigir dele uma formação eficiente. Nota-se assim, a necessidade do aluno, que em breve será um gestor-educador, de assumir um compromisso com sua formação integral, participando das aulas, das orientações e elaborando as leituras necessárias. Ou seja, compreender o conhecimento como um valor para o enobrecimento do ser humano. Portanto, o estágio é um momento de aprendizagem em que podemos errar na tentativa de acertar, podemos indagar e questionar nos preparando adequadamente para o momento em que estaremos aptos a colocar em prática nossos conhecimentos adquiridos.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

O Centro Municipal de Educação Infantil Saõ Pedro, localizado no Bairro Veredas do Rio Verde, na Rua Edmir Alves, s/n. Trabalha com crianças de zero a cinco anos, sendo turnos matutino e vespertino, ofertando as etapas: 1° período, 2° período e Maternal, com carga horária 20 horas/semana, de segunda à sexta.

O CMEI São Pedro recebeu esse nome em homenagem a um representante do poder legislativo da câmara municipal daquela época, o vereador Pedro Marques de Oliveira, pelo seu desempenho em prol de uma educação de qualidade destinada ao povo jaibense, funciona em sede própria, é de função social pública, e atende a comunidade,veredas e bandeirantes. O Centro Municipal de Educação Infantil trabalha com alguns projetos para garantir melhor aprendizado, tais como, Família na Escola, Saral Poético com todas as datas comemorativas do 1º semestre, Folclore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com