TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia social

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 4

A Pedagogia Social é uma ciência que se produz pela prática (e práxis) educacional/pedagógica (bem como social e psicossocial) não-formal (e formal), que dentre outras tarefas-saberes, propõe ser uma forma pedagógica e educacional de trabalho social de ajuda (de acordo com as necessidades) e de revitalização crítica da solidariedade e cidadania, havendo mais perspectivas que podem ganhar sentido, dependendo do contexto sócio-histórico e realidade vivida, como o esforço de inserir o educando em movimentos políticos (há o perigo aí de partidos repressores e moralizantes), luta por uma ecologia social (e qualidade de vida), socialização em geral nas escolas, por exemplo, Educação Moral e Cívica, Educação para a Justiça – dentre outros. Sua proposta é a de educar (e cuidar – em todos os seus sentidos, inclusive no de educar) ao outro através de teorias/ recursos e técnicas didático-pedagógicas, aos problemas e aos sofrimentos humanos na esfera da socialização, com atuação em áreas de risco visando a minimização, bem como fazer o acompanhamento psicossocial e pedagógico (não-formal e formal, inclusive escolar). Trata-se dos educandos que vivenciam processos de marginalização e que se sentem sem a mínima autonomia para protestar e denunciar esse vivido injusto – sem ter seus direitos humanos garantidos. Apresenta ainda - esse humano - carências afetivas (e vitais – como alimentação, tratamento médico etc.) ou faltas sociais (em todas as dimensões) – humanos, grupos, coletividade, comunidades, sociedades. É preciso ser protagonista.

Listamos algumas características que a educação não formal pode atingir em termos de metas. Consideramos estas metas como um campo a ser desenvolvido pela Pedagogia Social:

  • Aprendizado quanto a diferenças - aprende-se a conviver com demais. Socializa-se o respeito mútuo;
  • Adaptação do grupo a diferentes culturas, e o indivíduo ao outro, trabalha o "estranhamento";
  • Construção da identidade coletiva de um grupo;
  • Balizamento de regras éticas relativas às condutas aceitáveis socialmente.

A partir dessas características desenvolvemos duas atividades para serem utilizadas tanto em sala de aula, como em qualquer lugar que esteja ocorrendo a educação não formal.

Atividade 1 – A exposição da Diversidade.

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto no espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura e etc.

Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação formal e não formal, de um modo geral, é a maneira mais antiga do homem se expressar, se comunicar e transmitir seu conhecimento.

Objetivos:

- Analisar o conhecimento das crianças e/ou adolescentes referente às diversidades culturais existentes no nosso país;

- Verificar a habilidade da criança em transmitir esse conhecimento;

Conteúdos:

- Conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira;

- Cidadania;

- Organização sócio-cultural;

- Análise de conjuntura;

- Planejamento estratégico e participativo.

Público:

Crianças e adolescentes

Metodologia:

 Em subgrupos:

- Separar as crianças em grupos para a realização das atividades. Essa divisão deve ocorrer de acordo com a afinidade de cada criança; desenho, pintura, poemas, músicas, fotografias, esculturas;

- Refletir sobre a realidade social da diversidade cultural que nos cerca;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (746.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com