TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL EM QUE SURGE A PEDAGOGIA SOCIAL NA EUROPA

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ

ANA CAROLINA DOS SANTOS LIMA

O CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL EM QUE SURGE A PEDAGOGIA SOCIAL NA EUROPA

MACAPÁ

2017

[pic 2]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ

ANA CAROLINA DOS SANTOS LIMA

O CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL EM QUE SURGE A PEDAGOGIA SOCIAL NA EUROPA.

Esquema Conceitual apresentado à disciplina de Pedagogia social, como requisito avaliativo do curso de licenciatura em pedagogia da faculdade de tecnologia de Macapá – FTA, orientado pela profa Efigência Rodrigues.

Avaliado pela:

_____________________________________________

Profa.  Efigênia Rodrigues

Nota: __________

Data: _____/____/____

MACAPÁ

2017

MACHADO. Érico Rilas. Fundamentos da pedagogia social. Paraná: unicentro, (SID).

OBJETIVO DO AUTOR

        Ao escrever o artigo “o contexto social e educacional em que surge a pedagogia social na Europa”, o autor ÉRICO Machado, objetiva com o mesmo, apresentar o contexto histórico e social em que a pedagogia social surge, com o intuito de enfatizar contextos sociais da Alemanha, que é considerada o berço da pedagogia social, e destacando juntamente a Espanha, que também está presente nesse processo, já que a mesma teve influência direta da Alemanha em seus processos educacionais.

TEMA CENTRAL

        O tema central é uma contextualização sobre um período histórico em que a Pedagogia Social surgiu especialmente os processos sociais e educacionais característicos do final do século XIX e início do século XX. Essa contextualização será realizada especificamente no continente europeu, enfatizando os contextos sociais da Alemanha e Espanha, que teve influencia direta da Alemanha em seus processos educativos e que também por meio das publicações de seus pesquisadores tem embasado as discussões referentes à área no Brasil.

PRINCIPAIS ARGUMENTOS

        De acordo com o autor, esse período caracterizou-se por um contínuo esforço de efetivar a educação, do ponto de vista nacional. Para ele pode-se dizer que uma luta foi travada entre Igreja e o Estado em torno da educação, ele afirma que é no século XIX que se originam os sistemas nacionais de educação e as grandes leis da instrução pública dos países europeus e americanos.          

        Na Alemanha, tratando-se especificadamente da educação, no século XIX, surgiram importantes personalidades, para que se constitui-se uma educação pública inspirada em um sentido humanista, liberal, de patriotismo. Iniciando uma reorganização do ensino, através das reformas de Humboldt na educação secundária com sentido humanista, e com a introdução das ideias de pestalozzi nas escolas primárias, sendo ele, o criador dos jardins de infância.

CATEGORIAS DE ANÁLISE

        O autor nos mostra fundamentalmente que na Alemanha houve um despertar pedagógico durante o século XIX, porém, surge uma oposição de ideias nesse sentido, já que esse despertar progrediu somente em sentido técnico e administrativo, ficando parada na ordem pedagógica, sendo que foi apresentada uma ideia em relação ao progresso pedagógico pelos teóricos da época, porém não foi concretizada. Sendo assim, ao terminar o século, a educação da Alemanha ficou organizada como instituição do estado, dotada de grande eficiência do ponto de vista didático e administrativo, uma educação autoritária e disciplinar, não havendo o menor traço de liberdade e autonomia. Com isso, a igreja continuava em luta com o estado, querendo dominar o ensino.

        Em relação à educação da Espanha no século XIX, ela traça o mesmo caminho das demais nações do continente, no sentido da nacionalização do ensino. Tendo como importante movimento a revolução francesa, que faz da educação matéria do estado. E o informe que, dizia que a educação deveria ser universal, total e igual, porém, o rei Fernando VII não permitiu que essas ideias fossem levadas a diante. É importante destacar que dentro desses movimentos destacam-se os precursores da pedagogia social na Espanha.

        Luzuriaga relata que no campo da educação católica, continuam no século XIX as ações da ordem religiosa, sendo destacados na educação secundária os jesuítas, e na educação primária destacam-se Manjón, Blanco e Ramón, sendo o ultimo considerado um importante pesquisador na área da pedagogia social.

        Compreendido o contexto educacional da Espanha e Alemanha no século XIX, o autor nos permite compreender também o contexto social do inicio do século XX, que marcou várias nações e gerações. Em relação ao século XX, o autor faz uma analise da primeira fase do século conhecido como a fase da catástrofe, especificadamente na Europa. Ou seja, um período que vai da 1º guerra até a 2º guerra mundial em toda a Europa, sendo assim 40 anos de calamidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com