TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não- formal na pedagogia social .

Por:   •  2/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 3

Educação não- formal na pedagogia social

A pesquisa direciona as necessidades para a ampliação de seu entendimento e campo de estudo. O objetivo é aprofundar na categoria “educação não-formal” objetivando sua operacionalização, como também em pesquisas que venham ser realizadas no campo de uma pedagogia social.

Quando se trata de uma educação não-formal, a comparação com a educação formal é quase automática. O termo não-formal também é usado por alguns investigadores como informal. Por isso é importante distinguir e desmarcar as diferenças entre esses conceitos. Assim a educação formal é aquela desenvolvida nas escolas; a informal é aquela que os indivíduos aprendem durante o seu processo de socialização-família, amigos, etc..., carregada de valores e culturas próprias; educação não-formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, com o compartilhamento de experiências, principalmente em espaços coletivos cotidianos.  

Para cada categoria temos um professor especifico, para a educação formal são os professores; na não-formal, o grande educador é o outro, com quem interagimos ou nos interagimos; e na educação informal são os país, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa etc.

Os espaços que se educa são variados, na educação formal são os territórios das escolas, são as instituições regulamentadas por lei.  Na educação não formal, os espaços são fora das escolas em locais informais.  Já na educação informal são espaços demarcados por referências de nacionalidade, localidade, idade, sexo, religião, etnia, etc. A casa onde mora, a rua, o bairro, etc.

O contexto que cada categoria se utiliza para educar é são diversas. Na educação formal, os seus ambientes são normalizados. Na não-formal ocorre em ambientes e situações interativos construídos coletivamente, a participação é optativa por isso a educação não-formal situa-se no campo da pedagogia social aquela que trabalha com coletivos e se procura com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos. A informal sendo em ambientes espontâneos, as relações sociais se desenvolvem segundo gostos, preferências, ou pertencimentos herdados.

As finalidades da educação formal, é relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos  sistematizados, normalizados por leis, e o que mais se destaca é formar o individuo como um cidadão ativo. A educação informal socializa os indivíduos, desenvolvem hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem. Na educação não-formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadão para o mundo. Os objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo.

Para finalizar destacamos a educação não-formal de outras propostas educativas, que também se apresentam como educação social, mais tem um caráter conservador. Entendemos a educação não-formal como aquela voltada para o ser humano como um todo, cidadão do mundo, homens e mulheres, numa perspectiva da emancipação, numa pedagogia libertadora e não integradora a uma dada ordem social desigual. Em hipóteses nenhuma a educação não-formal substitui a educação formal. Podendo apenas ajudar a articulando a escola e a comunidade educativa localizada no território entorno escolar. A educação não-formal tem alguns objetivos próximos da educação formal, como a formação de um cidadão pleno, a favor das diferenças culturais. Resumindo podemos enumerar os objetivos da educação não-formal como sendo: educação para a cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com