TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Sistematico

Dissertações: Pensamento Sistematico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 6

O pensamento Sistemico e Liderança

Tudo começou no século passado, com a mudança de paradigma do pensamento linear para o pensamento sistêmico. O pensamento linear simplifica a realidade, como se as perguntas possuíssem somente uma resposta. Apesar de anteceder o pensamento sistêmico, é um conceito necessário e fundamental para algumas áreas do conhecimento que necessitam de uma abordagem de causa e efeito. Ocorre que esta abordagem não é suficiente nos casos que envolvem sentimentos e emoções. Ou seja, não é capaz de tratar e entender a totalidade da vida humana. Assim, surgiu o pensamento sistêmico ou holístico que admite que as perguntas não possuem apenas uma resposta. Aliás, geralmente, possuem várias respostas e que muitas vezes são até contraditórias. Hoje, o conceito evoluiu de tal maneira que já temos computadores que estão sendo projetados para ’pensar’ de uma forma não linear, copiando os seres humanos na sua habilidade de pensar sistemicamente. Tomar uma decisão sem ter a visão do todo pode gerar decisões unilaterais, isoladas e pouco efetivas. Daí precede a necessidade de melhorar nossa capacidade de compreender o encadeamento das ações e dos elementos dentro de uma organização, treinando nossa habilidade de observar e gerando uma visão sistêmica.

Muitos líderes esquecem-se de que toda ação tem implicações e conseqüências e que, antes de ser implementada, deve ser cuidadosamente considerada e analisada. Se o pensamento sistêmico implica em conhecer a organização enquanto um todo e analisar as suas várias partes e a interação existente entre elas, então, um líder deve ser capaz de fazer um exercício para prever as implicações e conseqüências mencionadas anteriormente. Para exemplificar, pense em um funcionário tido como modelo que trabalha na tesouraria há 10 anos. Descobre-se que ele vem se apropriando de pequenos valores semanalmente. Decide-se por demiti-lo. Ora, esta decisão pode envolver muitos aspectos: os fatos em si, quem mais está envolvido, o que gerou ou permitiu esta ação, desdobramentos futuros da situação, opiniões de outros funcionários, e outras variáveis. Veja, uma decisão como esta, a de demitir um funcionário e que envolve tantos aspectos, se tomada de forma linear, pode ser injusta, ineficiente e gerar ainda mais problemas, isso porque não foram consideradas todas as implicações e consequências na decisão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estamos caminhando para rumo desconhecidos, onde os desafios a serem enfrentados, surgem a cada dia trazendo para as novas oportunidades ou até mesmo a ausência destas oportunidades e a implicações éticas realizam um equilíbrio entre as organizações. Sabemos que diante as teorias da administração apresentadas no decorrer desta atps, enriqueceu nosso conhecimento e levou-nos a conclusão que administrar não ter uma única receita e sim um conjunto de ingredientes onde você escolhe como ira utilizar. A ética é essencial para as organizações entre clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores da empresa. Muitas empresas divulgam regras e código de éticas, mas não a cumprem. A ética está comprometida com alguns valores como, respeito confiabilidade e segurança, fatores que constroem ou destroem a reputação da organização.

Normalmente o mundo das organizações é cheios de conflitos por diversos interesses, de modo que a ética coloca limites e parâmetros a serem seguidos. Existem exemplo de condutas antiéticas praticadas em algumas empresas, que usam de meios ilícitos e até mesmo baixos para se obter informações; omitir ou emitir informações que não estão de acordo com a proposta na propaganda; Folha de pagamento diferente para prestação de contas. Descriminações raciais ou sociais, propaganda enganosa, a poluição ambiental, á espionagem ou suborno para levar vantagem numa negociação. A forma como a empresa relaciona-se com o governo e com a concorrência podem definir a conduta da empresa.

A ética nas empresas pode ser entendida como o estudo da forma pela qual as normas morais se aplicam às atividades e aos objetivos das empresas. O compromisso com o código de ética deve servir além de possibilitar um trabalho harmonioso como uma proteção dos interesses públicos ou dos profissionas que de alguma forma contribuem para a organização.

“Você faz as suas escolhas, as suas escolhas fazem você” (Steve Backmam)

Compreendemos através dos passos elaborados que as mudanças que ocorrem no âmbito empresarial são dinâmicos e exigem as habilidades que são propostas aos administradores de planejar, organizar, dirigir e controlar seja aperfeiçoadas com muito esmero e envolver simultaneamente como mencionado por Chiavenato (2011) a arte, a técnica e a ciência, porque administrar constitui uma expertise que requer elegância, beleza, estilo, competência, intuição e muita sensibilidade.

Através do conhecimentos adquiridos descobrimos que ao pensarmos de forma sistêmica, nós nos abrimos para várias possibilidades:

• Levar em consideração múltiplos focos, aspectos, variáveis e relações;

• Buscar várias soluções combinadas para resolver um problema e aprender algo com a situação;

• Gerar várias interpretações, sem necessariamente fazer julgamentos apressados;

• Buscar por alternativas que não haviam sido consideradas antes;

• Analisar todas as conseqüências que podem surgir com uma decisão;

• Ser capaz de projetar um horizonte mais realista;

• Desenvolver a habilidade de observação;

• Permitir que sejamos sempre aprendizes, independentemente da situação ser semelhante a outras já vividas.

Não abramos mão do pensamento sistêmico em nossa liderança. Ser um líder que tem visão sistêmica. Saber que este conceito tem tudo a ver com equipes, gestão de conflitos, mudança, planejamento estratégico e outros conceitos de gestão que podem, potencializar a atuação da empresa e a eficiência da liderança.

. A valorização da ética na administração

A ética na administração tem sido discutida com mais ênfase em virtude da reflexão sobre as situações relacionadas com o negócio das empresas.

Na escala de valores que começa a se disseminar, contratar um parente incompetente ou discriminar um colega por razões raciais, de aparência ou escolaridade são comportamentos equiparados ao uso da propaganda enganosa, à poluição ambiental, à espionagem industrial ou ao suborno para levar vantagem numa negociação. A forma como a empresa vende seus produtos, relaciona-se com o governo ou enfrenta a concorrência define a conduta da empresa. O pensar ético também gira em torno de duas questões fundamentais: o que é o bem, o que é o mal; que são coisas aceitáveis ou não. Com isso pode-se perceber que a reflexão ética deve partir sempre de um saber espontâneo, de maneira que todo homem deve entender que há ações que devem ser praticadas e outras não. Dessa forma, observa-se que a ética estabelece padrões sobre o que é bom ou mau na conduta humana e na tomada de decisões, tanto no plano pessoal, quanto sob a ótica organizacional. Ética como instrumento para tomada de decisões

Como visto anteriormente, não basta que as organizações tomem decisões certas, mas, elas precisam tomar as decisões certas nos momentos certos e a ética se caracteriza como uma orientação segura na tomada de decisões no mundo organizacional.

O gerente ou o responsável é a pessoa chave e a ele é confiado, além dos objetivos da organização, sua imagem. As decisões tomadas por ele terão impactos significativos em toda organização. É, portanto, uma situação complexa, pois envolve não só lucro, mas pessoas. Nesse sentido a ética se aplica não somente nas organizações, mas também para os empregados comuns que verão seus direitos respeitados e o gerente que terá nela um rumo, uma direção a seguir.

O princípio definidor de qualquer decisão, seja ela na sociedade ou em uma organização, é o respeito à pessoa. Nesta condição, alguns elementos de ordem prática apresentam-se como condições para a tomada de decisão. Alguns itens destacam-se:

• Refletir sobre o problema ao invés de partir para a ação.

• Reunir todos os elementos considerados relevantes sobre o problema em questão.

• Fazer um levantamento sobre os pontos de vista sobre o assunto, inclusive os opostos.

Tomar a decisão correta exige observação, reflexão, análise, julgamento e decisão, o que deve ser feito levando-se em conta a categoria da totalidade, que significa entender que o problema faz parte de uma realidade maior e mais complexa e precisa ser analisado de forma articulada e não isoladamente.

...

Baixar como  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »