TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento geométrico

Tese: Pensamento geométrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

• O pensamento geométrico desenvolve-se inicialmente pela visualização: as crianças conhecem o espaço como algo que existe ao redor delas. As figuras geométricas são reconhecidas por suas formas, por sua aparência física, em sua totalidade, e não por suas partes ou propriedades.

• Por meio da observação e experimentação elas começam a discernir as características de uma figura, e a usar as propriedades para conceituar classes de formas.

• Os objetos que povoam o espaço são a fonte principal do trabalho de exploração das formas. O aluno deve ser incentivado, por exemplo, a identificar posições relativas dos objetos, a reconhecer no seu entorno e nos objetos que nele se encontram formas distintas, tridimensionais e bidimensionais, planas e não planas, a fazer construções, modelos ou desenhos do espaço (de diferentes pontos de vista) e descrevê-los.

• Um trabalho constante de observação e construção das formas é que levará o aluno a perceber semelhanças e diferenças entre elas. Para tanto, diferentes atividades podem ser realizadas: compor e decompor figuras, perceber a simetria como característica de algumas figuras e não de outras, etc.

4° Ciclo:

• Dessa exploração resultará o reconhecimento de figuras tridimensionais (como cubos,paralelepípedos, esferas, cilindros, cones, pirâmides, etc.) e bidimensionais (como quadrados,retângulos, círculos, triângulos, pentágonos, etc.) e a identificação de suas propriedades.

• Uma das possibilidades mais fascinantes do ensino de Geometria consiste em levar o aluno a perceber e valorizar sua presença em elementos da natureza e em criações do homem. Isso pode ocorrer por meio de atividades em que ele possa explorar formas como as de flores, elementos marinhos, casa de abelha, teia de aranha, ou formas em obras de arte, esculturas, pinturas, arquitetura, ou ainda em desenhos feitos em tecidos, vasos, papéis decorativos, mosaicos, pisos, etc.

• As atividades geométricas podem contribuir também para o desenvolvimento de procedimentos de estimativa visual, seja de comprimentos, ângulos ou outras propriedades métricas das figuras, sem usar instrumentos de desenho ou de medida. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de trabalhos com dobraduras, recortes, espelhos, empilhamentos, ou pela modelagem de formas em argila ou massa.

• Construir maquetes e descrever o que nelas está sendo representado é também uma atividade muito importante, especialmente no sentido de dar ao professor uma visão do domínio geométrico de seus alunos.

(2) No PCN, há indicativo da utilização dos recursos das Tecnologias da Comunicação como um recurso didático. Escreva um texto de 1/2 (meia) página apresentando a sua reflexão sobre esse tema associado ao conteúdo “espaço e forma” cujas orientações foram descritas na questão 1. Em seguida, apresente uma sequência didática onde são utilizadas tecnologias da comunicação para abordar conteúdos pertinentes ao “espaço e forma” do 3º ou 4º ciclo.

Atualmente, o professor quando utiliza a ferramenta que está destacada no enunciado, o aluno fica mais atento a explicação, e a tendência a assimilação do conteúdo é muito maior. Quando é dado o conteúdo referente a Geometria, se tiver havendo obra na casa daquele aluno, ou do próprio docente, com essas situações reais resultará o reconhecimento das figuras geométricas e dos cálculos das áreas.

Na figura geométrica o professor pode usar os artistas considerados top de linha pelos alunos da faixa etária. Os alunos podem identificar cada figura geométrica de seus rostos, por exemplo.

A interdisciplinaridade pode ajudar também. Atividades em dupla, pedindo para eles manipularem vários sólidos geométricos utilizando material como cartolina, cola e tesoura.

Seria relevante também, ensinar os alunos a interpretar o gráfico de uma conta de luz, assim cada um interpretaria a conta de suas residências e faria como tarefa de casa.

Sequência didática para o 3° ciclo:

• Disponibilizar contas de luz e água antigas para interpretar gráfico durante a aula.

• Cada aluno com seu material (cartolina, cola e tesoura), irá manipular sólidos geométricos.

Sequência didática para o 4° ciclo:

• Cada aluno deverá levar para a aula de Figuras Semelhantes uma folha de papel quadriculado.

• Disponibilizar Softwares para os alunos estudarem figuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com