TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento simbólico

Tese: Pensamento simbólico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Tese  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

dfjsdjgojsdojgosdjogjojgodjogjsdo´gjo´jOJGO

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Sociologia

Sociologia

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: dyelika 26 novembro 2012

Palavras: 441 | Páginas: 2

9. Descreva com suas palavras a relação de pensamento simbólico e espírito especulativo. Inclua nessa síntese a questão egípcia e o milagre grego.

O pensamento simbólico é uma das principais características da humanidade. Dependendo de fatores sociais os povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida e da natureza e as explicações científicas é dada menor importância, ao passo que o espírito especulativo é baseado em dados científicos. Para os egípcios, a eficiência de pensar lógico limitava-se ao seu pragmatismo, à necessidade de solucionar problemas particulares que se apresentavam como obstáculos ao transcurso da existência. O pensar como exercício voltado para si mesmo, capaz de se desenvolver mesmo sem uma aplicabilidade imediata e independente das crenças religiosas e do pensamento mítico, teve suas raízes históricas na civilização grega.

10. Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

Suas ideias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como ideia a de que o homem é produto do seu meio social.

O princípio do darwinismo social é que para alcançar o progresso a sociedade precisa evoluir em seus vários fatores, aprendendo com seus erros. Para os positivistas, o progresso tem que ser alcançado a qualquer custo, nem para isso tenha que se impor de forma bruta a ordem na sociedade.

11. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Os movimentos eram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades. O estático era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.

12. Como a idéia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não européias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

As sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com