TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequeno negócio de restaurantes

Projeto de pesquisa: Pequeno negócio de restaurantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto apresentado para fins de conclusão do Curso de Administração oferecidas no 8º semestre pela Universidade Anhanguera-Uniderp, Centro de Educação a Distância.

sumario

1 Sumário Executivo................................................................................. 21

2.1.5 Visão.................................................................................................... 25

2.1.6 Política da empresa............................................................................ 25

2.1.7 Valores .............................................................................................. 25

2.1.8 Missão ............................................................................................... 26

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Considerado por Dornelas (2005) a principal seção do plano de negócio, o sumário executivo expressa uma síntese do que será apresentado na seqüência. Aparece no início do plano de negócio, mas deve ser a última parte a ser escrita. Deve, ainda, conter todas as informações-chave do plano de forma resumida, clara e concisa. Para auxiliar na preparação desta etapa, Dornelas (2005) apresenta algumas perguntas a serem respondias acerca do empreendimento, como O quê? Onde? Por quê? Quanto? Quando? E Como? A fim de descrever o negócio ao público-alvo.

A refeição fora de casa deixou de ser uma opção de lazer e passou a serem uma questão de necessidade, e com isso os restaurantes representam uma ótima opção para quem precisa almoçar fora de casa, com a opção de optar pelo que quer consumir, com atendimento rápido e custo financeiro condizente com a quantidade servida.

É com essa idéia que o RESTAURANTE SMAK, localizado no município Vale da Felicidade, oferecendo serviços no setor alimentício, com opções de comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi, além de contar com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorado com as cores branco e vermelho, compondo a identidade do restaurante.

Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com o negócio, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos de Maria Fumaça iniciaram. Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gestão do local, Irena teve que contratar um cozinheiro e um garçom para auxiliá-la no atendimento aos clientes.

De acordo com SEBRAE (2008), o negócio de restaurante é bastante promissor, mas apresenta uma concorrência acirrada, pois existe um padrão comum para o layout básico, por isso, para sobreviver ―o empresário precisa diferenciar-se da concorrência na decoração, na escolha do cardápio, nos elementos culturais, no tipo de cliente e nos serviços agregados, pensando nisso O RESTAURANTE SMAK preocupou-se em adotar estratégias de vendas que contemplem técnicas de convencimento e envolvimento que façam os clientes perceberem que o restaurante e o almoço por ela oferecido são melhores que os da concorrência entre essa estratégias estão o preço que é abaixo do praticado pela concorrência, uma boa localização, um amplo estacionamento, ambiente acolhedor e uma equipe altamente qualificada.

A perspectiva atual desse mercado é de expansão, visto que, o segmento de alimentação é um dos setores que apresenta as maiores tendências de crescimento.

Segundo a ABRASEL (2009) o setor de bares e restaurantes representa atualmente 2,4% do PIB brasileiro, e o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 26% dos gastos dos brasileiros com alimentos.

A mudança é percebida no perfil do consumidor atual, que deseja praticidade e rapidez, aliado a boa qualidade dos serviços, segurança e conforto.

O Desafio é identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, e propor soluções para que Irena Partala desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes em potencial e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio.

O objetivo de tal trabalho é identificar o quanto conhecimento do setor (ambiente externo) e o conhecimento da própria empresa (ambiente interno), são importantes para o crescimento e auto-suficiência do negócio de pequenos restaurantes, em um mercado cada vez mais competitivo.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

O RESTAURANTE SMAK, localizado no município do Vale da Felicidade, é um restaurante de pequeno porte, atua no setor alimentício, emprega atualmente dois funcionários, possui sede própria. Tem por objetivo atender os turistas e os clientes da região onde esta localizado, os cardápios são escritos à mão em língua polonesa que dificulta muito para os clientes entenderem.

Por se tratar de uma empresa de pequeno porte não necessita de fluxograma, nem de muitas burocracias na sua gestão, o clima organizacional é muito bom e descontraído, tudo é resolvido de forma informal mediante os todos os funcionários.

Tem como diferencial um ambiente totalmente tranqüilo, calmo e bem aconchegante.

Para o mercado alimentício são cinco os principais tipos de pesquisa de mercado: pesquisa de consumidor, de recursos, do produto, de mercado e da concorrência. Elas são necessárias para desenvolver novos conceitos no restaurante, identificar preferências, expandir produtos já existentes para novas áreas e reciclar periodicamente o processo de operações para que inovações e modificações no restaurante sejam percebidas positivamente pelos clientes.

Vários são os fatores que o segmento de restaurantes enfrenta para se manter competitivo no mercado. O modo de vida da população está passando por profundas mudanças, os consumidores se tornam mais exigentes e com um tempo curto para realização de suas refeições e tarefas cotidianas o que demanda dos restaurantes adaptações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com