TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Ideal Do Administrador

Exames: Perfil Ideal Do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Administrar uma organização significa assumir responsabilidade pela realização dos resultados e pela utilização correta dos recursos disponíveis. Ora, para assumir racionalmente essa responsabilidade é preciso: PLANEJAR, ORGANIZAR,DIRIGIR, CONTROLA.

PANEJAR- Definir precisamente os resultados desejados.

ONGANIZAR- ordenar recursos necessários à execução do trabalho.

DIRIGIR-Comunicar todas as informações e diretrizes necessárias e coordenar a execução do trabalho, influenciando de modo positivo o comportamento das pessoas.

CONTROLAR- Acompanhar a evolução das atividades, verificando os resultados obtidos e os recursos usados, providenciando as correções necessárias para assegurar a realização dos objetivos.

O Controle como função administrativa tem a finalidade de assegurar osresultados do que foi planejado.O que foi planejado, organizado e dirigido devem se ajustar tanto quantopossível aos objetivos estabelecidos. O controle é composto por quatro fases:Estabelecimento de Padrões; Observação do Desempenho; Comparação doDesempenho com os padrões estabelecidos e Ação Corretiva.Todo esse processo nos lembra do PDCA. Onde se deve planejar, executar econtrolar, verificar os erros e agir para que não aconteçam novamente.Estabelecimento de padrões é essencial, pois definem critérios de desempenhoque serão aceitos ou não, sendo essenciais para tomada de decisão, podemser de quantidade, qualidade, tempo e custo.O seu monitoramento é de modo qualitativo, e a sua ação corretiva é a tomadade decisão para manter o sistema dentro dos padrões, onde os objetivos sejamalcançados, corrigindo erros ou desvios, ou ainda reformulando-os.Muitas organizações ainda veem o planejamento como algo ineficiente,descrevendo as vezes somente ações a serem executadas. Dessas ações muitas delas se não bem planejadas podem ter resistência e até mesmoprejudicar seus colaboradores, sociedade e meio ambiente.A cada fase de desenvolvimento da organização deve ser realizada umaavaliação no planejamento para garantir um crescimento sólido e sustentável.

NIVEIS DE PLANEJAMENTO- PLANEJAMENTO ESTRATEGICO- PLANEJAMENTO FUNCIONAL-PLANEJAMENTO OPERACIONAL.

Planejamento Estratégico: contém todos os objetivos, metas, ações e estratégias de posicionamento da empresa no mercado e maneiras de realizar tudo isso de forma diferenciada ou com vantagens sobre a concorrência. Um plano estratégico é um plano macro, abrangente e envolve os outros dois níveis de planejamento - o funcional e o operacional.

Planejamento Funcional: abrange os objetivos e metas de cada setor (marketing, produção, finanças, compras, etc.), que levam a alcançar os objetivos gerais da empresa. No plano maior da empresa, cada setor precisa definir o que deve ser feito, em quanto tempo e com quais recursos e, assim como nos outros planos, os objetivos a serem alcançados nos setores devem ficar sob a responsabilidade de pessoas especificamente nomeadas para essa finalidade.

Planejamento Operacional: trata principalmente de atividades, recursos disponíveis e controles. Cada objetivo é definido em metas, detalhadas em atividades ou ações que levam ao seu cumprimento e, respectivamente, aos objetivos. As atividades são associadas à responsabilidade por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com