TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidades Do Esportes

Ensaios: Personalidades Do Esportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO

Doutor Manoel José Gomes Tubino. Um dos docentes pioneiros do seu programa de Pós-graduação stricto sensu, cuja participação foi de fundamental importância para o seu desenvolvimento e de inestimável contribuição para o seu crescimento.

A Educação Física teve o privilégio de tê-lo na liderança de várias instituições nacionais e internacionais, de projetos e programas que foram decisivos no seu crescimento e consolidação como uma área de conhecimento. Não cabe aqui mencionar suas realizações, pois são de amplo reconhecimento público. Foi sem dúvida, um dos protagonistas do notável crescimento experimentado pela Educação Física brasileira a partir da década de 80, nesse domínio.

Como acadêmico e pesquisador foi um pioneiro em várias frentes, especialmente na área de Treinamento Esportivo e Políticas Públicas de Educação Física e Esporte. Como todo pioneiro tinha uma leitura perspicaz das dimensões macroscópicas do futuro - cenários, tendências, desafios, necessidades - o que sempre o colocava passos à frente dos que enxergavam e se preocupavam apenas com as dimensões microscópicas do presente. Pensava longe, alto e grande.

Tubino teve uma atuação marcante e singular no delineamento de políticas públicas em Educação Física e Esporte no Brasil. Sua passagem por instituições e órgãos federais responsáveis pelo estabelecimento de normas, princípios e leis que regulam as atividades nessas áreas deixou marcas que se fazem presentes até os dias de hoje. Num terreno historicamente minado por práticas políticas pautadas em interesses particulares, nem sempre nobres, de grupos e instituições específicos, tomou decisões fundamentadas em conhecimentos acadêmico- científicos com forte componente humanista. Foi um profissional de Educação Física que deixou importantes contribuições em esferas antes não ocupadas por colegas da área.

CELESTINO MARQUES PEREIRA

O autor dos Programas de Educação Física para a Juventude em Idade escolar (1946), embora os referidos Programas dissessem respeito tanto ao sexo masculino quanto ao feminino, isso não significava a admissão do regime de co-educação, reunindo na mesma classe os dois géneros, coisa só consentida para as crianças com menos de 10 anos.

Numa simples e global análise, é fácil verificar que estes programas dispensavam muito mais espaço e atenção à ginástica que aos jogos e desportos. Dedicado à ginástica e aos jogos e ao desporto. Este não era mesmo indicado para todos. Deveria ser dirigido apenas para aqueles que tivessem dezesseis anos e para os que se mostrassem com robustez adequada, sendo, portanto, afastados os mais débeis e os deficientes. Mais do que no desporto, a esperança do revigoramento físico estava na ginástica de Ling, entendida como atividade, analítica constituída por exercícios que possuíam sempre um objetivo definido, de natureza psico-fisiológica.

MÁRIO ALBERTO FREIRE MONIZ PEREIRA

O "Senhor Atletismo", nasceu a 11 de Fevereiro de 1921, em Lisboa.

É licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física de Lisboa, onde foi professor durante 27 anos. Desde muito jovem um predestinado para o Desporto, foi praticante de Handebol, Basquetebol, Futebol, Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Voleibol e Atletismo.

No caso de Moniz Pereira, o Desporto Nacional deve-lhe, entre outros contributos, o ter lutado para vencer barreiras psicológicas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com