TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesca Caranguejo

Casos: Pesca Caranguejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característicos de regiões tropicais e subtropicais, sujeitos ao regime das marés. Ocorrem em regiões costeiras abrigadas e apresentam condições propícias para alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies animais, sendo considerados importantes transformadores de nutrientes em matéria orgânica e geradores de bens e serviços.

Os caranguejos são artrópodes pertencentes ao Subfilo Crustacea, Classe Malacostraca e Ordem Decapoda ou Brachyura – que em alguns sistemas de classificação se apresenta como Infraordem Brachyura e representam a fauna característica desse ecossistema, desempenhando papel importante ecológico, devido à sua posição na cadeia alimentar, à participação nos ciclos biogeoquímicos de diferentes elementos, à realização de oxigenação e drenagem do sedimento através de escavação e na aceleração do processo de decomposição da matéria orgânica.

Os caranguejos caracterizam-se pela presença de uma carapaça calcária e dez apêndices articulados, ou seja, com juntas moles. Dois dos apêndices terminam em pinça, sendo chamados quelípodos. Ucides cordatus apresenta carapaça inflada lateralmente, com coloração que varia entre o azul, verde, amarelo e branco. Os machos desta espécie podem alcançar cerca de 70 e 89mm de comprimento e largura da carapaça, respectivamente, e as fêmeas 54,5 e 65mm.

Muitas espécies são fontes de renda e proteína animal para as populações locais, sendo as principais encontradas nos manguezais o caranguejo-uçá (Ucides cordatus), o aratu (Goniopsis cruentata) e o guaiamum (Cardisoma guanhumi), que vive nas bordas de tal ecossistema.

O caranguejo-uçá é um animal semi-terrestre que habita as regiões de mangue nas zonas entremarés, em galerias (tocas) escavadas no lodo, que podem atingir até 1,60 m de profundidade, bem como em ambientes úmidos sujeitos as inundações, (Figura 3). Além disso, fornece biodetritos para o ambiente, promovendo, assim a retenção dessa matéria orgânica no manguezal e evitando sua exportação para ecossistemas adjacentes com a maré vazante.

As galerias ou tocas (Figura 4) estão sempre cheias ou com alguma água e possuem profundidades que variam entre 0,6 m e 1,5 m, sendo ocupadas por um único indivíduo. Os Uçás são territorialistas, sendo que os maiores indivíduos são encontrados nas regiões de mesolitoral, enquanto que os indivíduos menores predominam nas zonas mais altas do mangue.

Os machos apresentam abdome alongado, estreito e com uma forma aproximadamente triangular. Afastando o abdome da região ventral, nota-se a presença de duas estruturas pontiagudas (gonopódios) que são os orgãos utilizados no acasalamento. As fêmeas apresentam um abdome semicircular e alargado. Afastando o abdome da região ventral, nota-se a presença de quatro pares de apêndices chamados pleópodos que servem de apoio para carregar os ovos. Suas patas locomotoras apresentam poucas cerdas.

O período de reprodução ocorre de dezembro a março, meses de maior fotoperíodo, temperatura e precipitação, podendo ser limitado em apenas três meses. Nessa época, os caranguejos saem das tocas para o acasalamento e a esse fenômeno dá-se o nome de “andada” ou “brincadeira" e é observado durante a mudança da lua nova ou cheia. Nesse período, os machos e as fêmeas abrem seus abdomens e se posicionam uns em frente aos outros. Então, o macho introduz seu aparelho reprodutor no orifício genital da fêmea e acontece o cruzamento.

Durante a "andada" os caranguejos saem de suas tocas e andam sobre a lama para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com