TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Campo

Monografias: Pesquisa De Campo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 IDENTIDADE DA EMPRESA 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

7 CONCLUSÃO 8

8 REFERÊNCIAS 9

1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A entrevista foi realizada com a Sr. Carlos Meira dos Santos, que reside em Caetite -BA, empresário no ramo do comercio de materiais de construção, ao iniciar o seu negocio optou por uma empresa privada com fins lucrativos. Com sua experiência e conhecimento no ramo, isso se tornou um ponto forte para se iniciar um trabalho.

Com 25 anos de existência, a empresa Líder Construção alcançou bons resultados em sua cidade. É hoje uma empresa com quatro filiais, sendo duas em Caetite –Ba, uma em Lagoa Real- BA e outra em Caculé- BA, com um farto e diversificado estoque de materiais de construção e ferragens.

Carlos começou a trabalhar no ramo muito jovem, com apenas 14 anos era vendedor em uma pequena loja de materiais para construção do seu tio, aos 22 anos de idade , Carlos conseguiu um empréstimo e comprou a pequena loja do seu tio, onde primeiramente tratou de ampliar e reformar a loja.

No dia 10/02/1988 o empresário inaugura sua primeira loja, que deu origem a quatro lojas oferecendo aos clientes um ambiente espaçoso e confortante isso para melhor atender sua grande quantidade de clientes conquistados nos decorreres dos anos.

Desde o início a empresa Líder Construção, está á frente de tendências do mercado com estilo único, autêntico, designer próprio, oferecendo os produtos certo para o lugar certo, buscando aumentar seu faturamento investindo em um bom atendimento, equipamentos modernos, buscando sempre acompanhar as tendências do mercado, e além de tudo a alma do negócio (propaganda). Crescemos graças primeiramente a “DEUS” e depois ao nosso bom desempenho coletivo. Todos que na empresa trabalham, vestem a camisa e procuram sempre cuidar para que a empresa possa cada vez mais crescer. Os clientes foram conquistados de pouco a pouco .

Em busca de aperfeiçoar mais seus conhecimentos adiquiridos na pratica do dia a dia, Carlos fez o curso de administração, através do curso pode usar os seus conhecimentos adquiridos dentro de sua própria empresa, isso fez com que ele tivesse um controle, mas eficaz na parte administrativa da empresa, mas admite que hoje quem quiser crescer no mercado, primeiramente deve investir nos estudos, pois o mercado está cada vez mais competitivo e quanto mais conhecimento melhor.

A empresa hoje está classificada em média, pois o faturamento aumentou bastante e não foi possível continuar como pequena empresa por muito tempo.

- A empresa é dividida em três departamentos: setor administrativo, responsável pela parte de compras, lançamentos de notas, financeiro da empresa, MARKETING, ente outras funções, setor de vendas e o setor de entregas.

A organização de processo de trabalho estabelece relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objetivos que a empresa como um todo se propõe atingir. Por esse motivo a empresa Lider Construção, passou a proceder à departamentalização das atividades ou funções, isso de acordo o volume de trabalho, e sobre tudo a necessidade de controlar as atividades e funções.

SETOR DE CRÉDITO: 02 FUNCIONÁRIOS

SETOR DE ESTOQUE E COMPRAS: 01 FUNCIONÁRIO

CAIXA: 04 FUNCIONÁRIOS

SERVIÇOS GERAIS: 04 FUNCIONÁRIOS

INFORMÁTICA E SISTEMA: 01 FUNCIONÁRIO

VENDEDORES: 24 FUNCIONÁRIOS

SETOR CONTÁBIL: 01 FUNCIONÁRIO

Na época foi pensado em abrir um comércio, mas não sabia ainda em que ramo investir. Começou a observar pelas ruas onde passava e percebeu que o ramo de confecções era uma boa alternativa, até porque na época não havia tanta competitividade, e aproveitando o conhecimento que já tinha na área de confecção, optou em investir em algo onde já havia um conhecimento.

Necessitava de algo lucrativo que pudesse cobrir com os gastos do dia-a-dia e também que desse um certo conforto financeiro para a sua família, mas sabendo que não seria de imediato o retorno financeiro, isso viria com o passar do tempo, adquirindo a confiança e fidelizando seus próprios clientes.

Abriu uma lojinha e logo percebeu que tinha aberto um comércio com o ramo certo. Daí em diante só foi crescendo, claro que com muita dedicação.

Hoje tem sua forma de trabalho único, autêntico, e como toda empresa, tem como objetivo vender e lucrar. Isso depende muito da existência de interessados em comprar, ou seja, clientes e de um bom atendimento. Para isso, a empresa pensa em expandir seus negócios, visando uma melhor abrangência no ramo.

A maioria das ferramentas utilizadas pela empresa Lojão Dois Irmãos, são as estatística que auxilia no planejamento da coleta, organização e análise de dados. O empresário Sr. Mateus toma as decisões com base na verificação de dados e fatos. Tendo como principal objetivo identificar os problemas de um serviço, processo ou produto. Sempre se utiliza de ferramentas estatísticas, verificando as deficiências, buscando resolve-las e observando a evolução no grau de satisfação dos seus clientes.

Exemplo de estatística utilizada pela empresa para coleta de dados:

PESQUISA RUIM BOM OTIMO

ATENDIMENTO 13% 51% 36%

FORMAS DE PAGAMENTO 8,8% 34,2% 57%

QUALIDADE E VARIEDADE 3% 44% 53%

LOCALIZAÇÃO DA LOJA 48% 32% 20%

. Os líderes podem ter diferentes personalidadades, diferentes níveis de formação e diferentes motivos para liderar. Com a ajuda da psicologia e da experiência de gestão, fomos desenvolvendo formas rápidas e úteis de descrever os principais estilos de liderança. Isto pode ajudar-nos a melhor compreender e a adaptar os nossos próprios estilos de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com