TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Campo Sobre Ciúmes

Artigo: Pesquisa De Campo Sobre Ciúmes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  3.729 Palavras (15 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO:

1-INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------4

1.1- PROBLEMA-----------------------------------------------------------------------5

1.2-OBJETIVO GERAL---------------------------------------------------------------6

1.3-JUSTIFICATIVA-------------------------------------------------------------------6

1.4-REFENCIAL TEÓRICO----------------------------------------------------------7

1.5-METODOLOGIA-------------------------------------------------------------------8

2-PARTE PRÁTICA:

2.1-ANÁLISE E DISCUSSÃO----------------------------------------------------- -8

3-CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------9

4-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------10

5-ANEXO---------------------------------------------------------------------------------11 ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

1-INTRODUÇÃO:

A origem da palavra ciúme vem do latim zelumen e do grego zelos, (zelo), que significa interesse, afeição, cuidado. Sabendo que, muitas vezes o ciúme é confundido como prova de amor, de cuidado com o outro.

Por outro lado percebemos diariamente através de casos ocorridos ou relatados pelas mídias, que vão de contrario a esse conceito e ai vem a duvida se o ciúme é algo bom ou ruim.

Partindo desse contexto iremos abordar o tema do ciúme e suas conseqüências para os relacionamentos amorosos de jovens e adolescentes, partindo de pesquisas aleatórias com 50 entrevistados, sendo eles pré- adolescentes adolescentes e jovens com idade entre 10 a 33 anos. Com perguntas relacionadas ao tema e ao comportamento de cada um em relação ao ciúme. Serão relatados com quais freqüência o ciúme se manifesta na vida destes indivíduos e exemplificado através de gráficos e distribuição de freqüências a media obtida e resultados para melhor entendimento.

1.1- O PROBLEMA:

“O amor é forte como a morte, o ciúme é cruel como o túmulo” (Salomão século X a.C).

O ciúme é um assunto que está presente em todos os tipos de relação, pode ser vivido por todos os indivíduos e em quase todas as culturas. Por isso, ele pode ser considerado um sentimento razoável e normal. Ainda que o ciúme seja um sentimento íntimo, compartilhado no relacionamento de casal, sua existência está presente no cotidiano, pois ele também está em livros, músicas, filmes, entre outros. O ciúme pode ser observado como um grupo de sentimentos, pensamentos e atitudes que são causados por uma ameaça ao relacionamento que pode ser oriundo da percepção da atração entre o parceiro e o que pode ser o rival (BOTURA, 1996).

No período da adolescência acontecem muitas descobertas. É nessa fase que os primeiros relacionamentos afetivos surgem, em que o jovem terá uma convivência muito próxima com quem escolheu para namorar ou outro tipo de relação. É nessa fase também que os jovens que namoram começam a lidar com o ciúme, um sentimento de posse, muitas vezes incontrolável, que pode destruir relacionamentos. É provocado pela frustração de perceber que não temos a atenção exclusiva daqueles que amamos.

Um exemplo recente de ciúme obsessivo é o caso Eloá. Ela tinha apenas 12 anos quando começou a namorar Lindemberg que tinha 19 anos, era maior de idade. Os pais tinham conhecimento do namoro e autorizou, pois o considerava um bom rapaz. Após três anos de namoro Eloá resolveu terminar. Ele a perseguia inconformado, e um mês antes do seqüestro chegou a espancá-la. O seqüestro durou mais de 100 horas e que teve início em 13 de outubro de 2008, e final trágico em 17 de outubro do mesmo ano, o que acabou na morte da jovem. (notícia vinculada na mídia escrita e falada).

É notável a falta de maturidade nos namoros entre jovens, isso aumenta o ciúmes, que de inocente pode ser transformado em patológico se não cuidado corretamente.

1.2-OBJETIVOS:

O objetivo desta pesquisa é descobrir quais os principais motivos do ciúme dentro de um relacionamento entender os motivos que levam os casais a pensarem que o ciúme é necessário. Além de proporcionar às pessoas interessadas no assunto um conhecimento um pouco mais amplo, mostrando de forma clara como os jovens incaram o ciúme

No campo de atuação do psicólogo é necessário entender os comportamentos, as angustias e as tristezas.

1.2- JUSTIFICATIVA:

A partir do século XXI o tema ciúme tornou-se freqüente nos estudos de psicologia sendo considerado como um sinal de comportamento paranóico e obsessivo. Por esse motivo escolhemos como tema “O ciúme e suas conseqüências para os relacionamentos amorosos de jovens e adolescentes” um tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com