TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Marketing

Casos: Pesquisa De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  3.862 Palavras (16 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 16

ÍNDICE

1 A pesquisa de marketing na prática

1.1 Sistemas de informações, sistemas de apoio às decisões e pesquisa de marketing....................................................................................

1.2 Sistema de apoio às decisões de marketing...................................

1.3 Fornecedores de informação.............................................................

1.4 Critérios para a escolha dos fornecedores externos.........................

1.5 Oportunidades de carreira na pesquisa de marketing ........................

1.6 Resumo................................................................................

2 Processo da Pesquisa de Marketing

2.1 Visão geral do processo da pesquisa de marketing

2.2 Etapas preliminares do processo da pesquisa de marketing

2.3 Elaborando um novo plano de assistência médica

2.4 Processo de pesquisa internacional de marketing

2.5 Resumo

PESQUISA DE MARKETING NA PRÁTICA

Na pratica o objetivo de pesquisa de marketing pode ser dividida em três categorias principais: programática, seletiva ou avaliativa.

• Pesquisa programática: é realizada para desenvolver opções de marketing por meio de segmentação de mercado, analise de oportunidades de meio ou estudo de atitude do consumidor e uso do produto.

• Pesquisa seletiva: é realizada para testar diferentes alternativas de decisão, tais coo teste conceitos de novos produtos, teste de propaganda e publicidade, pré-teste de mercado e teste de mercado.

• Pesquisa avaliativa: é feito para julgar desempenho dos programas, incluindo-se ai o acompanhamento trazido pela publicidade, e avaliação da satisfação dos consumidores com a qualidade dos produtos e serviços.

À medida que o numero de produtos e serviços diversificados oferecidos aumentam no mercado, a necessidade da pesquisa de marketing cresce proporcionalmente e seu futuro parece ser tão promissor quanto desafiador.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES E PESQUISA DE MARKETING.

Um sistema de informação (SI) é uma estrutura interativa e continua de pessoas, equipamentos e procedimentos projetados para coletar, classificar analisar, avaliar e distribuir informações pertinentes, corretas e em tempo hábil aos tomadores de decisões. Enquanto a pesquisa de marketing preocupa- se principalmente com o conteúdo das informações e com a forma de obtê-las, o sistema de informações preocupa- se com o gerenciamento de fluxo de dados provenientes dos vários projetos diferentes e fontes secundarias ate os administradores que irão utiliza-las. Isto requer banco de dados para organizar e armazenar as informações de um sistema de apoio às decisões (SAD) que recupere os dados, transforme-os em informações utilizáveis e as distribua entre os usuários.

Banco de dados

Os sistemas de informações contem três tipos de informação. O primeiro são as informações recorrentes do dia-a-dia.

Um segundo tipo de informação trata de inteligência relevante para as futuras estratégias dos negócios.

Um terceiro tipo de informação que entre no sistema é o resultado de estudos e pesquisas de natureza não recorrente. Existe sempre a possibilidade de que os estudos feitos possam ser utilizados por outros, ainda de forma diferente da prevista originalmente.

Sistema de apoio às decisões.

Os bancos de dados não tem nenhum valor se as informações nele contidas não puderem ser reproduzidas. Um sistema de apoio às decisões não apenas permite que o administrador interaja diretamente com o banco para ter acesso ao que precisa, como também oferece uma função de modelo para ajudar na utilização dessas informações.

Aplicação dos sistemas de informações à pesquisa de marketing.

Frequentemente a criação e o uso de modelos e sistemas de informações revelam lacunas no banco de dados que precisam sem completadas. Esta nova necessidade de informações torna-se um roblema de pesquisa de marketing. Por exemplo:

• O desempenho (vendas, fatia do mercado, contribuições, patrocínio) pode ser insatisfatório em relação aos objetivos.

• Um concorrente pode lançar um novo produto ou utilizar uma nova estratégia publicitaria, com consequências desconhecidas para a posição de mercado da empresa.

• Um crescimento inevitável dos custos cria pressão sobre a lucratividade (ou no caso de serviços subsidiários, o montante do subsídio aumenta de forma inevitável)

• Uma onda de interesses por uma alimentação mais saudável pode sugerir a uma empresa alimentícia a criação de uma nova linha de produto voltada a atender a essa expectativa.

O sistema de informação serve para enfatizar que a pesquisa de marketing não poderia existir isoladamente como único esforço na obtenção de informações. Em vez disso, ela deve ser parte de um esforço continuo e sistemático para aperfeiçoar os processos de tomada de decisões.

SISTEMA DE APOIO ÀS DECISÕES DE MARKETING.

Um gerente de marketing costuma receber regularmente alguns dados, mas eles não querem dados. Eles querem e precisão de informações relevantes para o apoio e suas decisões, de preferencia apresentadas de forma gráfica para (1) comparações rotineiras entre o desempenho atual em relação a tendências anteriores em cada uma das medidas chaves de eficiência, (2) relatórios periódicos para avaliar quais regiões ou contas não atingiram as compras do ano anterior e (3) análises especiais para avaliar o impacto das vendas de determinados produtos de marketing, e prever o que aconteceria se algumas mudanças fossem feitas.

O propósito de um sistema de apoio às decisões de marketing. (SADM) é combinar os dados de marketing provenientes de diversas fontes em um único banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com