TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa no campo da educação

Artigo: Pesquisa no campo da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Pratica de ensino

Pesquisa em educação

O senso comum nos leva a ver que os conhecimentos são aceitos da maneira em que são transmitidos, imediato e superficial, como vimos no trecho extraído do livro sobre a receita de um assado, ao analisar o texto vemos que a receita foi simplesmente repetida porque a mesma foi vista sento feita assim, ou seja fiz assim porque vi sendo feito assim, ou houve o reconhecimento de que diante da vivencia de quem foi visto fazendo, o jeito certo de fazer seria sempre aquele, não sentiu a necessidade de buscar conhecimento, não se questionou o porque é feito daquela maneira.

Para que buscasse saber porque o assado era feito daquela maneira ela foi questionada talvez por alguém que confie mais nos métodos científicos, só assim ela teve a curiosidade de querer saber , pois saber apenas porque viu sendo feito assim nem sempre é bom porque não há ali esforço para melhor para fazer de outra forma, foi feito apenas de um saber que nasceu da sedimentação casual da experiência captada ao nível da experiência.

Caráter cheio de preconceitos – ele muitas vezes é repleto de preconceitos. O preconceito é o conceituar antecipadamente, ou seja, é a atitude de achar que já se sabe, sem conhecer algo de verdade, pois usa explicações prontas que estão repletas de juízos de valor. Portanto, a atitude preconceituosa com relação à realidade e a tudo o que a cerca é aquela da pessoa que julga sem conhecer, com base no que acredita que é ou no que deva ser.

Caráter ametódico – o senso comum não tem método, ou seja, é um saber que não segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivíduos adquirem-no sem esforço e sem estudo. O senso comum é um saber que nasce da sedimentação casual da experiência captada ao nível da experiência quotidiana (por isso se diz que o senso comum é sincrético).

Caráter aparente ou ilusório – Como não há a preocupação de procurar erros, o senso comum é um conhecimento que se contenta com as aparências, formando por isso, uma representação ilusória, deturpada e falsa, da realidade.

Caráter assistemático – o senso comum não é estruturado racionalmente, tanto ao nível da sua aquisição, como ao nível da sua construção, não existe um plano ou um projeto racional que lhe dê coerência.

Caráter coletivo – O senso comum é um saber partilhado pelos membros de uma comunidade, permitindo que os indivíduos possam cooperar nas tarefas essenciais à vida social.

Caráter empírico – o senso comum é um saber que deriva diretamente da experiência quotidiana, não necessitando, por isso de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.

Caráter particular – o senso comum não é um saber universal, uma vez que se fica pela aquisição de informações muito incompletas sobre a realidade (por isso também se diz que ele é fragmentário), não podendo, assim, fazer generalizações fundamentadas.

Caráter prático e utilitário – O senso comum nasce da prática quotidiana e está totalmente orientado para o desempenho das tarefas da vida quotidiana, por isso as informações que o compõem são o mais simples e diretas possível.

Caráter subjetivo – O senso comum é subjetivo, porque não é objetivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com