TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquise na Internet e na biblioteca de pólos

Projeto de pesquisa: Pesquise na Internet e na biblioteca de pólos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.322 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

Introdução

Etapa 1 ------------------------------------------

1.1 Pesquisa na internet e no biblioteca do pólo

1.2 Leitura do artigo com base nos fundamentos básicos da administração

1.3 Leitura do artigo de acordo com o congresso.

1.4 Resolução da questão.

Introdução:

Este trabalho tem a finalidade de mostrar que, a administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar de forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento e análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observam os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.

Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica, sinérgica passando o oxigênio ou a vida para outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização, cuidando assim, do planejamento, analise de investimentos, política de crescimento, financiamento, contabilidade, entre outros.

1.4 Resolvendo a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação como dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%.Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

A importância da administração

Administração financeira são aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza o investimento realizado deve produzir um retorno compatível com o risco assumido do negócio.

Para que a empresa alcance seus objetivos é necessário que a administração financeira, ou seja, a gestão financeira, com suas ações e procedimentos administrativos de planejamento, de análise e de controle das atividades financeiras da empresa, visando melhorar os resultados apresentados e aumentar o valor do patrimônio.

Uma administração financeira correta proporciona a maximização dos retornos referente aos investimentos efetuados, mantendo, inclusive, certo grau de liquidez.

Entre os conceitos básicos da administração financeira estão às decisões inerentes aos investimentos e financiamentos que devem fazer ao longo de sua trajetória. Nos investimentos devem-se avaliar as alternativas de emprego dos recursos nas atividades cotidianas do negócio. Investimentos corretos permitem estruturar a empresa de forma competitiva no cenário atual, com o tamanho correto de ativos. “Os investimentos podem ser temporários ou permanentes”.

No financiamento, que visa principalmente angariar fontes imprescindíveis para adequar à estrutura da empresa, os reflexos das decisões tomadas são conhecidos e ponderados, tanto para “atividades operacionais e de investimentos”.

Para desempenhar a administração financeira é necessário um administrador financeiro.

Suas funções dentro da empresa podem ser avaliadas em relação às demonstrações financeiras básicas da empresa.

Suas três funções primordiais são: análise e planejamento financeiro; administração da estrutura de ativo da empresa; administração de sua estrutura financeira.

A Análise e Planejamento Financeiro é a função que envolve a transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser usada para orientar a posição financeira da empresa, avaliar a necessidade de aumento da capacidade produtiva e determinar que tipo de financiamento adicional deverá ser feito.

Na administração da estrutura de ativo da empresa, o Administrador Financeiro determina a composição e os tipos de ativos encontrados no balanço da empresa. A composição refere-se ao valor dos ativos circulantes e fixos. Depois que a composição estiver fixada, o Administrador Financeiro precisa determinar certos níveis “ótimos” de cada tipo de ativo circulante e tentar mantê-los. Deve também detectar quais são os melhores ativos fixos a serem adquiridos e saber quando os ativos fixos existentes se tornarão obsoletos e precisarão ser modificados ou substituídos.

O administrador financeiro também deve estar capacitado para efetuar a Administração da Estrutura Financeira da Empresa, que é uma função que está relacionada com o lado direito do balanço da empresa. Deve definir a composição mais adequada de financiamento, tanto a curto e longo prazo. Esta é uma decisão importante, pois afeta tanto a lucratividade da empresa como sua liquidez global. O administrador financeiro deve saber quais as melhores fontes de financiamento a curto ou longo prazo para a empresa, num dado momento. Muitas destas decisões são impostas por necessidade, mas algumas exigem uma análise profunda das alternativas disponíveis, de seus custos e de suas implicações de longo prazo.

As três funções do Administrador Financeiro são refletidas no balanço, que mostra a posição financeira da empresa num dado instante. A avaliação dos dados do balanço pelo Administrador Financeiro reflete a posição financeira global da empresa. Ao fazer tal avaliação, ele precisa inspecionar as operações da empresa, procurando áreas que mostrem problemas e áreas que podem ser melhoradas. Ao administrar a estrutura de ativo da empresa, na realidade ele está determinando a formação do lado esquerdo de seu Balanço. Ao administrar sua estrutura financeira, está elaborando o lado direito do Balanço da empresa.

No Brasil, as empresas utilizam dois regimes para contabilização: o Regime de Competência (que aceito pelas normas contábeis) e o Regime de Caixa, que é aceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com