TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobras opinião

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Gestão Comercial

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional (Campus Marte)

Nome

José Fernando da Silva

RA

1586990332

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Gestão Comercial

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional(Campus Marte)

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Passo 3:

  1. Existem 2 formas de contextualizar sobre o tema, uma delas seria sobre um profissional com um bom currículo e boas referências no mercado e que se identificou com uma oportunidade de trabalho na PETROBRAS. Este no primeiro momento fará todo o processo, dentre eles estudar a empresa, entrar no site entender o que a mesma oferece e se está de acordo com suas expectativas. A segunda forma seria a realidade do nosso país em relação a se obter bons empregos e boas oportunidades. E nesse caso a “necessidade” e não o perfil da empresa importam para esse profissional, uma vez que o mercado de trabalho tem sido muito mais competitivo e empresas como uma PETROBRAS impõem regras e exigências para uma nova contratação. Mas independente disso este profissional não se interessa pelo que a empresa faz, como se comporta no mercado e se é ou não ética, uma vez que tem responsabilidades, compromissos financeiros e em função disso fará o possível para conquistar essa vaga.

Mas falando do mundo “surreal” primeiro para uma vaga como de uma PETROBRAS a maioria se faz por “indicação”. Não seria por um processo seletivo, principalmente em se tratando de altos cargos. Tendo em vista um depoimento na delação premiada do Sr. Paulo Roberto Costa:

"Desde que eu me conheço como Petrobras, as diretorias e a presidência da companhia foram sempre por indicação política”.

No mundo atual que vivemos esse tema me parece completamente “surreal” tendo em vista termos muitos profissionais com bons currículos, pós graduados e com MBA mas que não conseguem boas colocações em empresas como uma PETROBRAS.

  1. Mas saindo da realidade que vivemos e entrando na “teoria”, que é o que o tema nos sugere imaginamos um profissional  extremamente comprometido com resultados, altamente qualificado e que se identificou com o Perfil, Valores, Transparência e Ética da Petrobras. Mas ao longo do tempo dentro da companhia foi identificando falhas, vazamento de dinheiro e a empresa sendo citada nas mídias com a Operação Lava Jato.

Nesse caso mais uma vez vemos que se fosse o oposto, se o mesmo tivesse um comportamento inadequado a empresa o “colocaria pra fora” sem justa causa. Mas como trata-se de uma PETROBRAS o profissional precisa focar no seu trabalho no resultado do seu trabalho e a empresa que busque seus meios legais para fugir das acusações que vem recebendo.

  1. O profissional não se sente a vontade num ambiente em que tem surgindo burburinhos sobre corrupção, e o mesmo neste caso, não sendo ético corre-se o risco de levar informações de dentro para fora, causando transtornos para a companhia.

Nesse caso uma empresa como a Petrobras que preza por ética e transparência para não perder bons profissionais que tem na sua estrutura contrata uma assessoria psicológica e motivacional.

  1. Os resultados da empresa não estão completamente atrelados a apenas “um” colaborador, então se o mesmo tem causado transtornos o que resta a companhia é se livrar dele.

  1. Quando o colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores os possíveis impactos são perda de produtividade, má influência do colaborador junto aos demais da companhia.

No caso de uma Petrobras em crise o que causa de impacto para um profissional é que a performance de alguma forma é afetada, e é de fundamental importância um acompanhamento da companhia junto a sua equipe.

  1. Senti uma certa dificuldade em abordar esse tema, primeiro porque falamos de uma empresa séria que passa por uma crise que tem afetado a todos nós, mas que tem sido acobertada de alguma forma nos altos escalões da sociedade. Falar de ética envolvendo uma Petrobras me incomoda. Ainda mais envolvendo um indivíduo, um cidadão que paga seus impostos que cumpre com suas obrigações, muitos deles formados, alguns intelectuais, com bons currículos, mas que em função de suas famílias, suas obrigações pessoais ou familiares não se apegam ao que a empresa tem feito, a como a empresa se posiciona eticamente, porque tem seus compromissos, porque é um cidadão de bem. A ética vem de berço, 90% de nós brasileiros aprendemos com nossos pais. A família brasileira na sua maioria tem de algum forma um comportamento ético ou atitudes éticas, mas o problema não está na família, em nós, e sim estão nos grandes, sejam políticos, empresários, empreiteiros. Isso não vem ao caso.

O impacto que surge quando um trabalhador ético trabalha numa corporação cujas crenças e valores são destoantes com os deles são imensuráveis. Emocionais, afetivos, comportamentais, acredito que afete até seu relacionamento com sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (345.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com