TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim I Gestao Publica

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  1.256 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA

 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

UNIP INTERATIVA – POLO IBITINGA

2015


 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Trabalho de pré-requisito para aprovação nas disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Técnicas de Informática do Curso de Gestão Pública.

2015

RESUMO


ABSTRACT


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

1. Fundamentos da administração        

2. Comunicação empresarial        

3. Técnicas de Informática        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é contemplar um estudo baseado nas disciplinas: Fundamentos da Administração, Técnicas de Informática e Comunicação Empresarial. Nele será feito um estudo de forma a resumir o conteúdo absorvido durante administração das matérias. Foram colocados alguns casos específicos a fim de ilustrar melhor o conteúdo e a apreciação de ideias.

Em Fundamentos da Administração foram abortados temas conceituais de administração, formas de gestão e um pequeno desenvolvimento em cima do gerenciamento público e de praticas de sustentabilidade.

Em Comunicação Empresarial foram lançadas ideias inerentes aos meios de comunição que as empresas podem fazer uso, casos como da Benetton e da Coca-Cola ilustrarão bem como a comunicação empresarial é importante para o desenvolvimento de uma empresa.

Em Técnicas de Informática foi desenvolvido uma apresentação de como a Tecnologia da Informática pode contribuir para facilitar e agilizar todas as ações gerenciais de uma empresa.

Dessa forma pretendemos apresentar um trabalho coerente visando tudo que foi estudado para o desenvolvimento desse Projeto Integrado Multidisciplinar.


DESENVOLVIMENTO

1. Fundamentos da administração

A administração vem do ato onde alguém se torna responsável a cuidar de algo pertencente a outrem, responsabilidade essa, no âmbito empresarial, o faz cuidar não só dos aspectos que englobam uma empresa com objetivo de gerar lucro, como também lidar com o corpo operacional delegando de forma líder, no melhor conceito dessa palavra, que seus subordinados entendam suas diretrizes e sejam engrenagens altamente eficientes na conclusão das metas de cada objetivo proposto para o sucesso da empresa.

Para chegar a um nível de alta competitividade se faz necessário cercar-se de certos cuidados como contratar um profissional competente para gerir a empresa, com uma visão empreendedora ímpar, uma visão holística globalizada, capaz de administrar não só os recursos da empresa, bem como o material humano essencial para sobrevivência num mundo capitalizado.

Uma boa administração depende de uma série de atitudes organizacionais que visam um melhor desempenho no mercado competitivo.

Segundo Daft (2002), “as organizações são entidades sociais que são dirigidas por metas, são desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturadas e coordenados e são ligados ao ambiente externo”.

Mas quais as formas de administração uma empresa deve ter para atingir as metas almejadas?

Primeiramente é preciso pensar que toda fórmula de sucesso é preciso um planejamento prévio, definir qual o interesse e qual o mercado essa empresa está focada, traçar objetivos sólidos dentro de quanto se pretende investir, planificar cada etapa do processo produtivo até a chegada do produto nas mãos do consumidor final.

Em seguida define-se a forma de organização da empresa, faz-se uma setorização de áreas (produção, comercial, financeiro, recursos humanos etc), cria-se cargos de supervisão na parte operacional, os recursos então serão alocados nos diversos setores para fluência da produção.

Na próxima etapa define-se a direção, designam-se os gestores táticos de cada setor, onde se coordenara esforços para cumprimento das metas e objetivos, cria-se uma rede de comunicação eficaz para que todos os setores fiquem interligados e os gestores passam a ter papel fundamental no processo motivando e liderando de forma democrática.

A ultima etapa é a de controle, são definidos os padrões de qualidade da produção, faz-se o monitoramento e avaliação do desempenho e aplica-se as ações corretivas, se essas forem necessárias, para a continuidade do bom desempenho de todas as etapas da produção.

Dentre essas etapas, o planejamento torna-se o principal, pois a partir dele é que se traça o caminho a ser percorrido pela organização, destaca-se uma ótima ferramenta de administração chamada 5W2H, que gera perguntas buscando respostas efetivas para execução de um bom planejamento, são elas:

  • What? (O que será feito?): Definição do produto e das etapas.
  • Why? (Porque será feito?): Estudo dos objetivos e planejamento de metas.
  • Where? (Onde será feito?): Definição do local da produção.
  • When? (Quando será feito?): Estipulação de prazo de inicio e termino de produção.
  • Who? (Por quem será feito?): Definição do tipo de recurso alocado, se mão de obra própria ou terceirizada.
  • How? (Como será feito?): Determinação dos insumos a serem utilizados.
  • How much? (Quanto custará para fazer?): Delimitação dos custos de produção;

Figura 1: Planilha modelo do 5W2H

[pic 1]Fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-5w2h-e-como-ele-e-utilizado/

De nada adianta todo o planejamento se não tiver um bom profissional para administrar e gerir de forma competente essa empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (266.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com