TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - GESTÃO PÚBLICA -UNIP 2017

Por:   •  10/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  3.110 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALEX SANDER DE SARAIVA JARDIM RA: 1729374

DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOSTOS

PIM I

Santana do Livramento – RS

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALEX SANDER DE SARAIVA JARDIM RA: 1729374

DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOSTOS

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP. Orientador: Mauro Mario de Souza

Santana do Livramento – RS

2017

RESUMO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo abordar os aspectos relativos aos Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática desenvolvidos no Departamento de Agua e Esgoto de Santana do Livramento-RS. Para que tais assuntos fossem abordados tive como principal método de coleta de dados: a pesquisa. Para melhor entendimento foram observadas as práticas organizacionais realizadas na instituição, através de análise dos principais processos gerenciais e operacionais da entidade, as práticas de liderança conduzidas pela organização e a organização interna e de pessoal. O Departamento de Agua e Esgotos é uma Autarquia ligada ao município e atua na atividade típica da função pública.

Palavras-chave: Administração, Comunicação e Técnicas de Informática.

ABSTRACT

This Integrated Multidisciplinary Project aims to address aspects related to the Fundamentals of Management, Business Communication and Computer Techniques developed in the Water and Sewage Department of Santana do Livramento-RS. For such subjects to be approached I had as main method of data collection: the research. For a better understanding, the organizational practices performed at the institution were analyzed through the organization's main managerial and operational processes, leadership practices conducted by the organization, and internal and personnel organization. The Department of Water and Sewage is a municipality linked to the municipality and acts in the typical activity of the public function.

Keywords: Administration, Communication and Computer Techniques.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        5

2.1.1 Denominação e forma de constituição legal da organização        5

2.1.2 Dados relevantes da origem da organização        6

2.1.3 Principal produto        6

2.1.4 - Principal fornecedor        7

2.1.5 - Natureza e ramo de atuação        7

2.1.6 Práticas de liderança conduzidas pela organização.        7

2.1.7 Organização interna e de pessoal.        8

2.1.8 Atendimento as necessidades públicas.        8

2.1.9 Organograma        9

2.2 –COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        10

2.2.1 Modo de operação nas comunicações da organização        10

2.2.2 Comunicação interpessoal        11

2.2.3 Comunicação interna e externa        11

2.2.4 Porta-voz, relações públicas, ombudsman        11

2.2.5 Instrumentos, ferramentas e veículos de comunicação utilizados        12

2.3 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        12

2.3.1 E-mail        12

2.3.2 Backup e segurança dos dados        13

2.3.3 Portal do DAE        14

2.3.4 Intranet do DAE        14

3. CONCLUSÃO        15

4. REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar teve como objetivo analisar os assuntos estudados no 1º bimestre do Curso Tecnólogo em Gestão Pública, através da realização de pesquisa. Visou identificar as principais práticas Organizacionais realizadas no Departamento de Agua e Esgoto de Santana do Livramento-RS.

O Departamento de Agua e Esgoto de Santana do Livramento-RS foi criado em 23-09-1969, através do Decreto-Lei n°23, tendo como finalidade estudar, projetar e executar, direta ou indiretamente, todos os assuntos relacionados com o abastecimento de água potável e a coleta de esgotos sanitários em Santana do Livramento.

         Foram observadas as práticas organizacionais realizadas na instituição, através de análise dos principais processos gerenciais e operacionais da entidade, das práticas de liderança conduzidas pela organização e da organização interna e de pessoal.

A Instituição tem seu trabalho facilitado, pois em seu ramo de atividade não possui concorrência. Sendo, desta maneira, a única fornecedora do serviço na cidade. Tal fato se embasa em ser, esta, uma atividade fim do poder público.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos”. (George TERRY – 1953)

  1. Denominação e forma de constituição legal da organização

DAE – Departamento de Agua e Esgoto de Santana do Livramento é uma pessoa jurídica de direito público, possui patrimônio próprio, receitas próprias executa atividade típica da gestão pública.

2.1.2 Dados relevantes da origem da organização

O serviço de abastecimento de água potável e coleta de esgoto foi inaugurado em nossa cidade no ano de 1931.

         O Departamento de Água e Esgotos de Santana do Livramento foi criado em 23-09-1969, através do Decreto-Lei n°23, tendo como finalidade estudar, projetar e executar, direta ou indiretamente, todos os assuntos relacionados com o abastecimento de água potável e a coleta de esgotos sanitários em Santana do Livramento. Criado durante o mandato do Senhor Prefeito Municipal, General Antônio Moreira Borges, o DAE teve como seu primeiro Diretor Geral, o Engenheiro Cláudio Ribeiro Pedroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com